☰ |ANAIS|

GRUPOS DE TRABALHO - GT's

-
A ATUAçãO DOCENTE COMO MEDIADORA DOS PROCESSOS DE GERAçãO DE RENDA
Heloisa Helena De Oliveira Santos

Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar o contexto e proposta de atuação do professor de moda como mediador dos processos de redução de desigualdade e geração de renda. Para tal, discute as noções em torno da economia criativa e propõe um projeto de curso que atenda as demandas de formação de uma região empobrecida localizada no Grande Rio.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
A DESMISTIFICAçãO DO PROCESSO CRIATIVO DE PRODUTOS DA CADEIA TêXTIL E DE CONFECçãO
Flávio Glória Caminada Sabrá; Deborah Chagas Christo

Resumo: Este artigo se propõe a apresentar o modo pelo qual se estabelece a relação, direta ou indireta, com todos aqueles envolvidos na cadeia têxtil, para identificar como essas relações interferem no processo criativo, tradicionalmente associado apenas à intencionalidade e aos méritos do designer.

ARTIGO DE GT 12 - PRÁXIS DE MODA - ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DO DESIGN DE MODA
A FORMA E O PENSAMENTO PROJETUAL: UMA CONSTRUçãO POR MEIO DA AçãO PEDAGóGICA
Patrícia de Mello Souza; Antônia Romão Da Silva

Resumo: O artigo aborda uma ação pedagógica coletiva que integra três unidades curriculares, cuja vivência promove a integração de processos de criação em expressão bi e tridimensionais, facilitados pela aplicação de ferramentas projetuais desenvolvidos em contextos de aprendizagem direcionada a promover autorregulação por meio do uso de estratégias

ARTIGO DE GT 13 - MODELAGEM, CONSTRUÇÃO E ESTUDOS DA FORMA
A INDúSTRIA 4.0 E OS NOVOS PARADIGMAS DA RELAçãO ENTRE PRODUçãO E CONSUMO: IMPLICAçõES PARA A ORGANIZAçãO DO TRABALHO NA INDúSTRIA DO VESTUáRIO
Marilia Piccinini Da Carvalhinha; Laura Piccinini

Resumo: Neste trabalho serão propostos conceitos relacionados ao que vem sendo chamando de Indústria 4.0 e suas possíveis implicações para a organização do trabalho, com foco especial para o setor do vestuário. Inicialmente serão apresentados os modelos tradicionais da cadeia de valor têxtil-vestuário e por fim, alguns impactos das tendências na organização do trabalho e da cadeia de valor neste setor.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
A INEVITáVEL CONEXãO ENTRE MODA E TECNOLOGIA QUE MOLDARá O FUTURO
Marcia Siqueira Costa Marques

Resumo: A tecnologia modifica os processos e a internet revoluciona todos os campos da sociedade, especialmente da moda. Precisa- mos ser capazes de entender como a inovação acontece na sociedade, para poder prever e en- tender, como as mudanças irão afetar nossas vidas. Macrotendências podem ser entendidas e aproveitadas para enfrentar as mudanças tecnológicas, culturais e sociais, que tendem a ser inevitáveis.

ARTIGO DE GT9 - MODA E TECNOLOGIA
A INFLUêNCIA DA ARQUITETURA NA MODA
Liana Miraanda Chaves

Resumo: No presente trabalho mostro a influência da arquitetura nas coleções de estilistas que contribuíram com a história da moda e apresento parte de coleções de estilistas com forte influências da Arquitetura de Lina Bo Bardi, Oscar Niemayer e Ruy Ohtake.

ARTIGO DE GT4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE
A MODA COMO CONHECIMENTO PARA A FORMAçãO DO OLHAR DO ESTUDANTE DE MEDICINA
Elina Gomes; Maria Teresa Lopes; Carolina Paz

Resumo: Este artigo consiste na apresentação da disciplina Moda, Corpo e Visibilidade como um elemento no processo de formação do olhar dos estudantes de medicina do Campos Acadêmico do Agreste - CAA - da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Discutiremos os conteúdos disponibilizados, a metodologia e o resultado final na formação em saúde dos alunos.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
A MODELAGEM INTEGRADA AO PROCESSO PROJETUAL: UMA REFLEXãO SOBRE PRáTICAS DE ENSINO
Lucimar De Fátima Bilmaia Emidio

Resumo: Este artigo reflete sobre a importância de considerar a modelagem durante a construção do pensamento de projeto. Aborda as possibilidades de ensino-aprendizagem, que associa os conhecimentos da área modelagem aos contextos projetuais, como parte formativa do profissional de design de moda. Soma-se à revisão bibliográfica a experiência profissional das pesquisadoras nas áreas de modelagem e metodologia de projeto.

ARTIGO DE GT 13 - MODELAGEM, CONSTRUÇÃO E ESTUDOS DA FORMA
A MODELAGEM PARAMéTRICA APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DA SUPERFíCIE DA MALHA DE TRAMA
Natálie Pacheco Oliveira; Meire Oliveira Santos; André Paulo de Almeida Whiteman Catarino

Resumo: O presente artigo, cuja a abordagem metodológica orienta-se pela pesquisa exploratória, propõe a criação de modelos de superfícies em software de modelagem digital paramétrica para desenvolvimento de malhas de trama com um sistema de agulhas. O principal intuito é obter malhas com estruturas tridimensionais com potencial de aplicação em segmentos como o do vestuário e de têxteis de interior.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
A MORTE DE JAMES LEE BYARS: AUTORRETRATO PARA (DES)APARIçãO DE SI
Angélica Adverse

Resumo: O artigo problematiza a noção da estética da desaparição na performance A Morte de James Lee Byars (1994). Partiremos da fabulação da morte do artista James Lee Byars (1933-1997) para compreender a sua tentativa de figurar a perfeição dos gestos e das formas. Pretendemos examinar a busca do artista pela essência da ausência-presença: um corpo por aparecer ou como um corpo por desaparecer.

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
A NOçãO DE CAMPO E ALGUMAS CONTRIBUIçõES PARA O ESTUDO DA BLOGOSFERA DE MODA BRASILEIRA
Issaaf Karhawi

Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a teoria geral dos campos de Bourdieu e sua aproximação com os estudos sobre a blogosfera de moda no Brasil. Mais do que delimitar o funcionamento de um campo específico, este ensaio busca apontar marcas da heterodoxia e ortodoxia no campo da blogosfera de moda, assim como tipos de capital que outorgam aos agentes/blogueiras distinção e prestígio.

ARTIGO DE GT5 - MODA E MÍDIA
A NOçãO DE GêNERO NO BRASIL E A PRáTICA DO DESIGNER DE MODA: UM ESTUDO DE CASO
Joana Dominguez Gonzalez Bouères Beleza; Thierry Da Silva Coutinho

Resumo: Este ensaio tem por objetivo refletir as noções de gênero vigentes no Brasil, especialmente aquelas relacionadas às masculinidades, e pensar de que maneira elas podem influenciar a práxis de design dos jovens enquanto graduandos do curso de Design de Moda.

ARTIGO DE GT 12 - PRÁXIS DE MODA - ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DO DESIGN DE MODA
A NOçãO DE GêNIO KANTIANA à LUZ DOS DESAFIOS CONTEMPORâNEOS DA PRODUçãO ESTéTICA EM MODA E DESIGN
Aguinaldo Conrado Pinto

Resumo: O presente artigo discute a relação entre a noção kantiana de gênio, a moda e o design contemporâneos.

ARTIGO DE GT 12 - PRÁXIS DE MODA - ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DO DESIGN DE MODA
A PESQUISA EM MODA NA ÁREA DA COMUNICAçãO: PANORAMA DE 2010 A 2015
Paula Coruja; Daniela Schmitz

Resumo: O texto apresenta um panorama da produção acadêmica em moda nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil. O levantamento identificou 78 pesquisas sobre o tema na produção discente entre 2010 e 2015. Este corpus é analisado a fim de explorar as temáticas que recebem maior investimento, bem como os Programas que abrigam o maior número de investigações sobre o tema.

ARTIGO DE GT5 - MODA E MÍDIA
A RELEVâNCIA DA ALFAIATARIA NO ENSINO SUPERIOR DE DESIGN DE MODA NO BRASIL
Valdirene Aparecida Vieira Nunes; Mônica Moura

Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa que trata da alfaiataria no contemporâneo e os saberes advindos desse ofício e dos procedimentos e sistemas neste fazer que podem contribuir efetivamente com as diversas áreas do setor de confecção, considerando como provedores e mantenedores destes conhecimentos as instituições de ensino superior de moda.

ARTIGO DE GT 13 - MODELAGEM, CONSTRUÇÃO E ESTUDOS DA FORMA
A REVALORIZAçãO DO ORNAMENTO NA JOALHERIA
Mônica Moura; Marlon Mercaldi

Resumo: Principalmente a partir do século XIX, em decorrência da industrialização e da decoração possibilitada pelas máquinas em produtos industrializados, o ornamento sofreu uma crítica acirrada. Esse artigo discute como o ornamento ou adorno está sendo revalorizado novamente, não apenas nas questões teórico-analíticas que reconhecem sua importância, mas aponta como o design de joias contemporâneas tem trabalhado com esse tema.

ARTIGO DE GT4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE
A TEMPESTADE (1990): TRAJES PARA UM ENSAIO MINIMALISTA
Sergio Ricardo Lessa Ortiz

Resumo: Este artigo aborda questões sobre a concepção dos cenários e dos trajes de cena do espetáculo A Tempestade (1990), de William Shakespeare, sob direção de Peter Brook. Reflete brevemente também sobre os princípios que nortearam a concepção do espetáculo teatral o que consequentemente influenciou nos seus desenhos.

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
A “MODA TYROLEZA” DE SOPHIA JOBIM
Madson Luis Gomes De Oliveira

Resumo: Sophia Jobim teve múltiplas atividades profissionais, todas ligadas ao estudo da indumentária, como: professora, pesquisadora, colecionadora, figurinista e jornalista. É dessa última prática que apresentamos o ponto central de nosso texto, quando identificamos a criação de modelos exclusivos de moda para o jornal "Revista da Semana", tendo como inspiração o costume do povo do Tirol, região da Europa central.

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
ABORDAGEM TERMINOLóGICA DOS ESTUDOS DE TENDêNCIAS
Icleia Silveira; Sandra Regina Rech

Resumo: O enfoque do presente trabalho é detalhar a terminologia utilizada nos Estudos de Tendências, com o intento de compreender as investigações realizadas neste campo de pesquisa emergente na área do Design de Moda. O texto está dividido em três partes: Investigação em Design de Moda: breve apontamento; O Processo dos Estudos de Tendências; Plataformas de Investigação: abordagens e terminologia.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
ÁLBUNS DE FAMíLIA, PERCURSOS DO VESTIR NA COMPOSIçãO DA HISTóRIA DA MODA
Mara Rubia Sant'Anna

Resumo: Discussão da metodologia de desenvolvimento do projeto de ensino "Álbum de Família" e considerações sobre seus resultados ao longo de onze anos de realização.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
ALINHAVANDO TRAJES DE CENA: ANáLISE DA ENTREVISTA COM O ATOR JOSé MACIEL
Tainá Macedo Vasconcelos

Resumo: Esse trabalho é uma análise inicial da entrevista com o ator José Maciel, com o objetivo de compreender as relações existentes entre o traje de cena e a cultura popular. Essa análise servirá como base para a compreensão dessas relações a partir da teoria da árvore do traje.

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
ANáLISE DA PUBLICIDADE DO PERFUME LADY MILLION
Taisa Vieira Sena

Resumo: O artigo trata da análise da publicidade do perfume Lady Million da marca de prêt-à-porter Paco Rabbane. Calcados na semiótica discursiva, a partir da análise dos planos de conteúdo e expressão do anúncio, buscamos identificar como se constrói o discurso da marca e do perfume, dentro uma perspectiva cultural, onde consumo é simbólico.

ARTIGO DE GT3 - CORPO, MODA, COMUNICAÇÃO
ANáLISE DISCURSIVA DA AUTOIMAGEM CORPORAL DE MULHERES EM DIFERENTES IDADES. ESPELHO, ESPELHO MEU!
Rachel Ferreira Loiola

Resumo: Esta pesquisa buscou identificar, por meio de uma análise discursiva, como se apresenta a autoimagem corporal de mulheres com diferentes idades. Foram selecionadas para entrevistas 12 mulheres com idades entre 21 a 60 anos. As entrevistas das participantes foram analisadas a partir de uma análise discursiva e do conceito de ethos. Os resultados revelaram a satisfação das autoimagens corporais foram influenciadas pelas relações que as mulheres estabelecem consigo mesmas durante sua vida, com os outros e com o mundo.

ARTIGO DE GT3 - CORPO, MODA, COMUNICAÇÃO
ANOTAçõES COM LINHA E AGULHA
Maria Alice Vasconcelos Rocha; Ana Flávia da Fonte Netto de Mendonça

Resumo: O artigo aborda o processo de criação de uma representação gráfica para o movimento de construção têxtil da renda Renascença, artesanato de tradição produzido no Agreste de Pernambuco e no Cariri da Paraíba, amparado nos conhecimentos de Design da Informação. Os desenhos esquemáticos dos pontos preservam a memória da técnica e permitem a aprendizagem à distância.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
ARTESANATO NOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA (RS): DESIGN E SUSTENTABILIDADE
Ana Mery Sehbe De Carli

Resumo: O presente trabalho é parte de pesquisa realizada sobre o artesanato da Região dos Campos de Cima da Serra (RS) atendendo aos interesses de dois grupos de pesquisa da UCS, devidamente cadastrados no CNPq, que tem como interface linhas de pesquisa voltadas para a sustentabilidade. O primeiro - Interdisciplinaridade , cidades e desenvolvimento sustentável do meio ambiente, integra o pós-graduação strito sensu do curso de Direito e o segundo Design, sustentabilidade e tecnologia, ligado ao Centro de Artes e Arquitetura, mais especialmente ao curso de Design de Moda.

ARTIGO DE GT10 - MODA E SUSTENTABILIDADE
ARTICULAçãO PARA SUSTENTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NO SISTEMA DE MODA
Ana Beatriz Simon Factum; Ursula Quaresma

Resumo: Este artigo aborda as problemáticas ambientais e sociais causadas pelo sistema da moda na contemporaneidade e aponta a aplicação dos princípios da moda circular para o reaproveitamento de resíduos têxteis, estimulando a articulação entre indústria e artesanato na produção de produtos sustentáveis capazes de diminuir desigualdades sociais e a agressão ao meio ambiente.

ARTIGO DE GT10 - MODA E SUSTENTABILIDADE
AS INTER-RELAçõES DO CORPO NA CONTEMPORANEIDADE E O CONSUMO DE MODA PLUS SIZE
Maria Alice Vasconcelos Rocha; Sabrina Santos; Marcelo Machado Martins

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as inter-relações do corpo na contemporaneidade e o consumo de moda plus size entre consumidoras residentes da cidade do Recife. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, de caráter exploratório, por meio de observação participante e entrevista que possibilitou perceber o local de não visibilidade que ocupa o fenômeno da moda plus size nesta região.

ARTIGO DE GT3 - CORPO, MODA, COMUNICAÇÃO
AS METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE ERGONOMIA
Marly de Menezes Gonçalves

Resumo: O presente artigo apresentará a aplicação de algumas ferramentas inerentes às Metodologias Ativas na condução da disciplina de Ergonomia, do curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, exemplificando por meio de três atividades como o docente conduziu a disciplina.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
AS MíDIAS SOCIAIS DIGITAIS E AS PRáTICAS DE SUSTENTABILIDADE NA MODA: DO IT YOURSELF E UPCYCLING NO SITE PS: I MADE THIS E NO APLICATIVO SNAPGUIDE
Monayna Gonçalves Pinheiro

Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir como as redes sociais podem auxiliar na prática de atitudes sustentáveis na moda como a customização e personalização das peças por meio da divulgação de tutoriais ao estilo "faça-você-mesmo" (DIY), utilizando o site Ps: I made this, de Erica Mendes e a rede social digital SnapGuide para divulgar e fomentar estas práticas.

ARTIGO DE GT5 - MODA E MÍDIA
ATIVISMO: UM CATALISADOR PARA A MODA SUSTENTáVEL?
Karine Freire; Cariane Weydmann Camargo

Resumo: O objetivo principal deste estudo foi compreender o impacto das ações de ativismo no processo transformação do sistema da moda. Para isso, realizamos uma revisão de literatura e analisamos exemplos de ativismo ambiental e/ou social no campo da moda. Após a análise dos casos, os resultados sugerem que as ações de ativismo constituem uma força catalisadora para a moda sustentável.

ARTIGO DE GT10 - MODA E SUSTENTABILIDADE
CONFORMAçãO DE GRUPO DE ESTUDO E PROJETO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE DESIGN DE MODA
Carlos Alberto Barbosa

Resumo: Este relato apresenta a experiência de formação do Grupo de Estudo Design e Filosofia, constituído por alunas do curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi. As atividades do grupo formaram a base para uma pesquisa interdisciplinar e a formação do Grupo de Pesquisa Design e Filosofia: Teoria e Crítica dos Processos de Design, junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
CONSTRANGIMENTO SOCIAL ASSOCIADO AO USO DE SIMULACROS DE MATERIAIS DE ORIGEM ANIMAL EM VESTUáRIO DE USUáRIOS VEGANOS
Cláudio Portugal; Gabriella Ribeiro da Silva e Araujo

Resumo: Este artigo apresenta, discute e analisa aspectos associados às dimensões estética, simbólica, sociológica, filosófica e semiótica de simulacros de materiais de origem animal, sobretudo quanto a sentimentos de constrangimento social, quando inseridos no contexto do vestuário utilizável por indivíduos veganos, os quais, por motivações de ordem ideológica, abstêm-se, entre outras coisas, do consumo de derivados de animais no vestir.

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
CRIAçãO NA ERA DA MODA DO CONSUMIDOR: DIVERGêNCIAS ENTRE ESTILISTAS E CLIENTES NUMA FEIRA DE MODA
Priscila Cortes De Novais Lima Soares

Resumo: Esse artigo analisa as perspectivas de estilistas sobre o público de uma feira de moda. Seu propósito é mostrar as disputas em torno da produção de moda e os valores atrelados ao trabalho criativo de criadores de pequenas grifes cariocas. O cenário da feira evidenciará quais repercussões a moda do consumidor tem para seus profissionais.

ARTIGO DE GT 12 - PRÁXIS DE MODA - ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DO DESIGN DE MODA
CUIDADO DE SI E DESIGN DE MODA: PROCESSOS DE SUBJETIVAçãO A PARTIR DA APARêNCIA
Cristiane Ferreira Mesquita; Juliana Yuri Igarashi Ribeiro De Almeida

Resumo: Esse artigo busca compreender o conceito de cuidado de si a fim de produzir possíveis conexões entre este conceito e o campo do Design de Moda. Esta perspectiva apresenta os processos de subjetivação no contemporâneo vinculado à aparência como uma de suas variáveis. Nesse contexto, apresenta-se a imagem do consultor de estilo e a do personal stylist no sentido de articula-los com possíveis abordagens.

ARTIGO DE GT7 - MODA E TERRITÓRIOS DE EXISTÊNCIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DE SUBJETIVAÇÃO
CULTURA JUVENIL: REFLEXõES SOBRE OS TERMOS SUBCULTURA E CONTRACULTURA
Maíra Zimmermann

Resumo: O presente artigo visa abordar questões relacionadas a formação de uma cultura de consumo a partir dos anos 1950 para posteriormente problematizar os termos subcultura e contracultura, constantemente mencionados nos estudos sobre cultura juvenil. Partindo da análise da construção dos conceitos no panorama internacional, propõe-se algumas possibilidades de aplicação destes no contexto brasileiro.

ARTIGO DE GT8 - MODA E ESTILOS DE VIDA
CULTURA MATERIAL E A MODA: UMA CULTURA CONSUMISTA
Camila Barth Paiva

Resumo: O estudo de cunho teórico tem como objetivo promover uma discussão partir das teorias de cultura material e da cultura consumista. A partir desta pesquisa, foi possível observar que a moda ao longo do tempo e da sua cultura tem favorecido a construção de uma cultura consumista, ampliando o papel de promover a realização dos indivíduos e de mostrar-se como símbolo de uma cultura para a diferenciação social.

ARTIGO DE GT2 - CONSUMO DE MODA
DA ESTóRIA DAS FALANGES DIGITAIS AFINADAS
Beatriz Ferreira Pires

Resumo: Incapaz de suprir o desejo de criar corpos semelhantes aos seus e possuidores de vida, o homem vem desenvolvendo ao longo da história diferentes técnicas e instrumentos que lhe permitem realizar intervenções corporais com finalidades estéticas. O presente artigo exporá a estória de Thomas Martel que afinou a falange digital de seus dois polegares com o intuito de melhor manipular seu iPhone.

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
DE HOLLYWOOD à CULTURA POPULAR : A MODA NA CHANCHADA “NEM SANSãO NEM DALILA” (1950)
Mariana C.F.T. Rodrigues; Solange Wajnman

Resumo: Fruto de um estudo maior, este texto pretende demonstrar o processo de nomadismo e movência (Zumthor, 1997) da cultura visual (design de objetos, moda) a partir do filme americano Sansão e Dalila, longa-metragem épico (1950) e sua versão na chanchada Nem Sansão, nem Dalila (1954); Argumentamos como a versão paródica permite o trânsito entre arte culta e o espetáculo de de entretenimento popular de modo a se preservar como memória cultural e se constituem enquanto ressonâncias no seio de uma cultura midiática.

ARTIGO DE GT5 - MODA E MÍDIA
DE OLHO NA RUA: ANáLISE DE IMAGENS COTIDIANAS NO DESENVOLVIMENTO DE COLEçõES DE MODA
Solange Riva Mezabarba; Gisela Costa Pinheiro Monteiro; Thais Leticia Pinto Vieira

Resumo: Este artigo sugere um processo de trabalho que procura estreitar as práticas da antropologia com as do design. Trata-se de um estudo de como trazer referências da vida cotidiana por meio da observação das ruas, e aplicá-las para o desenvolvimento de coleção de moda, utilizando o moodboard, comumente aplicado em projetos de design, como ferramenta auxiliar na criação.

ARTIGO DE GT7 - MODA E TERRITÓRIOS DE EXISTÊNCIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DE SUBJETIVAÇÃO
DESIGN DE MODA: DISPOSITIVO DE PROCESSOS DE SUBJETIVAçãO CONTEMPORâNEA
Cristiane Ferreira Mesquita; Larissa Almada Neves Aprígio

Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a moda, considerada como um dispositivo social, a partir de seus modos de operar presentes nos fragmentos da obra intitulada Moda de Walter Benjamin, e em diálogo com o Império do Efêmero de Gilles Lipovetsky. O conceito de dispositivo de Michael Foucault, também abordado segundo Gilles Deleuze e Giorgio Agamben, é apresentado como uma ferramenta conceitual.

ARTIGO DE GT7 - MODA E TERRITÓRIOS DE EXISTÊNCIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DE SUBJETIVAÇÃO
DESIGN ESTRATéGICO E CULTURA DE SUSTENTABILIDADE NA MODA: O CASO COLIBRII
Roberto Zimmer Araujo; Karine Freire

Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar formas de contribuição do Design Estratégico para construção de uma cultura de sustentabilidade a partir de negócios de moda. O estudo discute sustentabilidade, noções de mentalidade lenta na moda e o caso da empresa Colibrii. Percebe-se que essa construção ocorre a partir das relações ecossistêmicas do negócio, sejam sociais, ambientais ou da subjetividade humana.

ARTIGO DE GT10 - MODA E SUSTENTABILIDADE
DESIGN FOR DIFFERENCE: DIáLOGOS ENTRE DESIGN DE MODA E ARQUITETURA
Cristiane Ferreira Mesquita; Marcus Vinicius Pereira

Resumo: Este artigo articula as áreas do Design de Moda e da Arquitetura a partir da coleção Design for Difference, desenvolvida pela designer de moda norte-americana Angela Luna. Em seu trabalho, cria peças com a proposta de solucionar necessidades de pessoas em situação de deslocamento migratório. Design for Difference aponta para uma breve discussão do vestível como território de existência, colaborando na ampliação do diálogo.

ARTIGO DE GT7 - MODA E TERRITÓRIOS DE EXISTÊNCIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DE SUBJETIVAÇÃO
DESIGN TêXTIL: UMA QUESTãO DE IDENTIDADE NA MODA
Claudia Carvalho Gaspar Cimino

Resumo: Este artigo pretende conferir ao design têxtil a possibilidade de ser percebido como identidade, uma assinatura na moda, visto que através do desenho de uma estampa podemos referenciar a autoria do criador. Como exemplo, ressaltamos o estilista Emilio Pucci, cujo estilo próprio se tornou sua marca pessoal, sendo possível reconhecer seus desenhos e influência na história da moda.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
DESIGNING NANOFIBRES: A DESIGNER´S POINT OF VIEW OF NANOTECHNOLOGY
Priscila Borges Franco

Resumo: A nova fronteira em tecnologia de vestimentas são as fibras funcionais feitas por meio de nanoengenharia que podem criar novas funcionalidades sem alterar as características básicas do material têxtil. Combinar moda com avanços tecnológicos é um dos desafios a serem observados quando se projeta nanofibras para uma funcionalidade.

ARTIGO DE GT9 - MODA E TECNOLOGIA
DISCURSO DA MODA E A NATURALIZAçãO DO RACISMO NA MíDIA
Tânia Marcília Rodrigues de Andrade Dourado

Resumo: Neste artigo apresento a moda como discurso constituinte. Um discurso que funda outros discursos e que atua na construção do imaginário do sujeito hipermoderno. Ao defender esta tese, reflito sobre a atuação do discurso da moda na naturalização do racismo, tomando como base a exclusão da mulher negra em suas práticas discursivas.

ARTIGO DE GT5 - MODA E MÍDIA
DO PESO à LEVEZA: ENLACES ENTRE VISUALIDADE, FORMA E CONSUMO NAS JóIAS CONTEMPORâNEAS
Gina Rocha Reis Vieira

Resumo: Reflexão sobre os possíveis entrelaçamentos entre visualidade, forma e consumo nas joias contemporâneas, reconhecendo a joia como potência sociocultural. Compreendendo o enlace entre a visualidade e a moral como vetores à permanência distintiva do ouro; apreendendo a forma a partir do arrebatamento que a experiência sensível criativa proporciona; e o consumo como prática inerente à sociedade atual.

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
ENSAIO SOBRE A "DISCIPLINARIZAçãO" COMO UMA ESTRATéGIA ACADêMICA NA CONSTITUIçãO DE CAMPOS DE ATUAçãO PROFISSIONAL EM DESIGN NO BRASIL
Sérgio Sudsilowsky

Resumo: Neste ensaio propomos iniciar uma discussão sobre a prática de usar disciplinas, sobretudo para a introdução de novos conteúdos, em cursos de Design como uma estratégia acadêmica na constituição de campos para o desenvolvimento de pesquisa e possibilidades de atuação e profissional, utilizando o campo do Design para exemplificar tal afirmação. Partimos de um diálogo com autores de outros campos, advindos sobretudo da Pedagogia e da Comunicação Social - campo "irmão" do Design - sobre "disciplinarização", utilizando como referência e exemplos para reflexão a própria academia, recortando no campo do Design de Moda, através de alguns dos agentes que trabalham com / em / a partir do Design nesse universo, a saber: professores, profissionais-professores, alunos-pesquisadores, professores-pesquisadores e também aqueles (ainda poucos) que atuam apenas como pesquisadores no campo do Design de Moda no Brasil, nas modalidades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Nosso maior objetivo é iniciar o debate pois entendemos que, mesmo dentro do recorte proposto existe uma quantidade enorme de exemplos e estudos de caso a ser realizados a fim de corroborar com a nossa hipótese, motivo pelo qual nos restringimos a citar alguns "casos de sucesso", sobretudo na área que nos debruçamos, enquanto pesquisa acadêmica, nos últimos 12 anos: o Design de Moda, mais precisamente o Design de Superfície.

ARTIGO DE GT 12 - PRÁXIS DE MODA - ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DO DESIGN DE MODA
ENSINO DE SEMIóTICA APLICADA ATRAVéS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PJBL): UMA PROPOSTA METODOLóGICA
Lucia Maziero

Resumo: Este artigo discute a aprendizagem baseada em projetos como metodologia norteadora da disciplina de semiótica aplicada, tendo como resultados a realização da pesquisa e escrita de um artigo científico. Apresentam-se as ações que levaram os estudantes à formulação do problema de pesquisa, às análises e resultados por meio de aprendizagem ativa. Como objeto de estudo foram analisadas publicidades de joias, veiculadas em revista de moda por meio de duas vertentes semióticas.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
ENTRE A IMAGEM E A MODA: A PERSPECTIVA DAS PASSARELAS
João Dalla Rosa Junior

Resumo: O artigo apresenta o olhar como objeto de pesquisa de um estudo sobre o campo da moda. Aborda o modo como as instâncias de comunicação, por meio da fotografia, incitam disposições visuais nos agentes. O texto aplica o termo espaço como elemento de análise das práticas de representação do produto de vestuário, classificando a perspectiva visual como monocular.

ARTIGO DE GT5 - MODA E MÍDIA
ENTRE TERRITóRIOS: PROCESSOS DE CRIAçãO E SUBJETIVAçãO
Rosane Preciosa Sequeira; Cristiane Mesquita

Resumo: Este artigo apresenta aspectos do trabalho de três artistas brasileiros no intuito de delinear considerações sobre processos de criação e de subjetivação. Parte da proposição de que criar é ir além de si mesmo, convocar e produzir alteridades, inventar uma estrangeiridade, gaguejar a língua e tramar tessituras improváveis. Essas são algumas das estratégias apontadas a partir de trabalhos de Artur Bispo do Rosário, Jorge Menna Barreto e Oriana Duarte.

ARTIGO DE GT7 - MODA E TERRITÓRIOS DE EXISTÊNCIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DE SUBJETIVAÇÃO
ESTUDO SUSTENTáVEL PARA ROUPAS DE BEBêS A PARTIR DA TéCNICA DE UPCYCLING
Anerose Perini

Resumo: O presente artigo tem como viés principal apresentar o papel do designer em projetos multidisciplinares na criação de valores emocionais e afetivos, na sustentabilidade ambiental e social, além do estudo de modelagem e ergonomia aplicada no desenvolvimento de peças para bebês de zero a um ano de idade a partir da técnica de upcycling. Este estudo faz parte do projeto de extensão "Cariño: roupas de bebês sustentáveis" que propõe aplicar o ensino da técnica em workshops nas comunidades carentes próximas a Rede Laureate.

ARTIGO DE GT10 - MODA E SUSTENTABILIDADE
EXPERIMENTAçãO DA MODELAGEM DA SAIA BáSICA EM QUATRO SOFTWARES DISTINTOS
Rodrigo Bessa; Rachel Rios Scherrer

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o uso de quatro softwares - AUTOCAD, Audaces Moldes, CorelDraw X8 e Inkscape - como alternativa à digitalização da modelagem da saia básica. Partiu-se do treinamento de alunos do Curso Tecnológico de Design de Moda do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, para analisar as ferramentas e proximidades entre os programas analisados. Outras alternativas de inserção da modelagem do vestuário nos programas disponíveis no mercado, além do software Audaces Moldes, são sugeridas no decorrer da investigação.

ARTIGO DE GT 13 - MODELAGEM, CONSTRUÇÃO E ESTUDOS DA FORMA
FABRICAçãO DIGITAL E IMPACTOS NA PRODUçãO EM PEQUENA ESCALA NO CAMPO DA MODA: CRIATIVIDADE, INOVAçãO, SUSTENTABILIDADE E INCLUSãO
Rafaela Blanch Pires; Sérgio Régis Moreira Martins

Resumo: Em um mercado saturado pelos excessos da produção em larga escala, cópias em modelagens e estéticas padronizadas, novas ferramentas digitais trazem esperança com promessas de transformação no campo da moda em um futuro próximo. Apesar de não se tratar de ferramentas extremamente novas, máquinas de corte a laser, scanners 3D e impressoras 3D se popularizam cada vez mais por meio de Laboratórios de Fabricação Digital (FabLabs). Nos últimos anos a cidade de São Paulo criou doze Fablab livres espalhados pela cidade, nos quais a população pode se inscrever em cursos gratuitos e ter acesso a instrumentos de ponta que permitem a criação e desenvolvimento de produtos que rompem com os padrões do fazer tradicional. As possibilidades de projetar, fazer e consumir com estes instrumentos estão abertas à experimentação com sobreposição de técnicas, materiais, bem como a combinação de conhecimentos e habilidades dentre profissionais de diferentes áreas na implementação de projetos híbridos. Este artigo tem como intenção oferecer uma visão sobre experiências com instrumentos de fabricação digital aplicados ao campo de estudo da moda que possam favorecer a ampliação de seu uso com o intuito de trazer possibilidades estéticas diversificadas e singulares, assim como abrir espaço para novas maneiras de consumir. Com estas novidades vem embutidas diferentes relações com o modo de produção e impactos ambientais, bem como novas maneiras de lidar com os produtos.

ARTIGO DE GT9 - MODA E TECNOLOGIA
FANTASIA DE CARNAVAL: EXIBIçãO E RECEPçãO DOS DESFILES DE CARNAVAL
Lisete Arnizaut Machado De Vargas

Resumo: Neste trabalho abordaremos o desfile das escolas de samba no carnaval brasileiro, desenvolvendo em especial a apresentação da "Comissão de Frente", devido ao entrelaçamento entre música, dança e figurino que vêm integrando nossos interesses de pesquisa. Através de entrevistas e observações discorreremos sobre a fantasia que causam no público, e como os espectadores produzem sentidos e significados sobre elas.

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
FIGURINO E UPCYLING ATRAVéS DO “LIVRO DOS SERES IMAGINáRIOS” DE JORGE LUIS BORGES
Maria Alice Ximenes Cruz; Benedito Aparecido Cruz

Resumo: Este texto tem como intenção abordar figurino, criatividade e upcycling através da obra literária "O Livro dos Seres Imaginários" de Jorge Luís Borges em uma oficina ministrada sobre Figurino e Ficção no SESC Campinas em outubro de 2016.

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
FIGURINO OLFATIVO: DA IMAGEM À PRESENçA
Isabela Monken Velloso

Resumo: O sistema da Moda, na condição de organismo simbólico-cultural, solicita, além do traje, outros dispositivos para a configuração de seus discursos, incluindo elementos inseridos numa aparente invisibilidade. Assim, o presente artigo dedica-se a investigar a relação moda/cheiros e perfumes, à luz do recorte temático do figurino e da cenografia, buscando-se apresentar, na condição de simples esboço, uma nova categoria ao estudo do traje de cena: o figurino olfativo.

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
FRáGIL, UM IDEáRIO DE CONTESTAçãO NOS ANOS DE 1960 E 1970: IPANEMA, MODA E JUVENTUDE
Isis Sena Silva

Resumo: O presente artigo visa apresentar uma análise da produção de moda da butique Frágil, uma butique do bairro carioca de Ipanema que esteve em funcionamento entre os anos de 1969 e 1973. Aqui, o enfoque é direcionado para o traje produzido enquanto um elemento de contestação, um símbolo rebelde jovem durante o momento da ditadura militar brasileira.

ARTIGO DE GT8 - MODA E ESTILOS DE VIDA
GENEROSIDADE NO DESIGN DE MODA... ISSO é POSSíVEL?
José Augusto Marinho Silva

Resumo: A ideologia do compartilhamento em código aberto (open source), traz consigo questões novas e amplamente em evidência no design contemporâneo. A abordagem deste estudo busca investigar e gerir conteúdo para discorrer sobre o cenário atual e futuro de um design de moda compartilhado, que seja eficaz em sua performance de uso, ecológica e econômica e que garanta os direitos de criação e autoria.

ARTIGO DE GT 12 - PRÁXIS DE MODA - ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DO DESIGN DE MODA
GERENCIAMENTO DE IMPRESSãO DAS NORMAL BREAKERS: VESTIDAS COM TECIDOS DIFERENCIADOS
Maria Alice Vasconcelos Rocha; Etienne Amorim Albino Da Silva Martins; Lívia do Amaral Valença

Resumo: Este trabalho visa apresentar a aplicabilidade do uso de tecidos alternativos e diferenciados para a produção de peças de vestuário para mulheres do grupo Normal Breakeers que, diante da sua independência pessoal e intelectual, buscam diferenciar-se de outros grupos por meio da apresentação social visual ou gerenciamento de impressões.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
GESTO E PERFORMANCE: DISPOSIçõES DA PRESENçA NA OBRA DE ARTHUR BISPO DO ROSáRIO
Etevaldo Santos Cruz

Resumo: A partir da abordagem compreensiva, este estudo apresenta, de forma propositiva, aspectos que procuram distinguir no plano téorico-conceitual, as dimensões do gesto e da performance presentes na obra do artista Arthur Bispo do Rosário (1909-1989). Serão destacadas, também, as interfaces conceituais entre presença, espetacularidade e teatralidade.

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
IMAGENS FRAGMENTADAS: DIáLOGOS SOBRE MODA MASCULINA E SUBVERSãO NA RUA AUGUSTA – SP
Marcio De Paula José; Dirce Vasconcellos Lopes

Resumo: O presente trabalho busca compreender a vestimenta e a imagem reconfigurada do homem cosmopolita, sendo aprofundadas no conhecimento do campo de pesquisa, que neste caso é a rua Augusta, em São Paulo-SP. É possível compreender através da antropologia visual e da comunicação urbana as características desse ambiente que propicia novas expressões.

ARTIGO DE GT8 - MODA E ESTILOS DE VIDA
INTEGRAçãO DE SABERES E MOTIVAçãO NO ENSINO DE MODELAGEM
Fausto Viana; Isabel Cristina Italiano

Resumo: O ensino de modelagem apresenta diversos desafios. Manter os alunos motivados, aprimorar a percepção do corpo e visualização da peça final, incentivar a criatividade, otimizar atividades dentro e fora da sala de aula e integrar saberes complementares são apenas alguns destes desafios. Este trabalho discute estas questões, com sugestões que podem otimizar o processo de ensino-aprendizagem.

ARTIGO DE GT 13 - MODELAGEM, CONSTRUÇÃO E ESTUDOS DA FORMA
MAPAS MENTAIS E PAINéIS DE IMAGEM: O ESTUDO SEMIOLóGICO NA DEFINIçãO DO CONCEITO EM MODA
Camila Konradt Pereira

Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de método para o desenvolvimento de mapas mentais e painéis de imagens a partir da leitura da análise semiológica saussuriana e de metodologias projetuais resultando na aplicação de etapas do desenvolvimento do conceito de uma coleção por uma turma de estudantes de projeto de moda.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
MEMóRIAS DE UMA VENTAROLA BRASILEIRA
Maria Cristina Volpi Nacif

Resumo: Este artigo trata de uma ventarola de penas, pássaro e insetos em sua caixa, um artesanato oitocentista muito pouco estudado no Brasil. Pertenceu possivelmente a Eugênia Barbosa de Carvalho Neves (1860-1947). O desafio desta investigação é recuperar a história do objeto e de sua colecionadora, uma vez que a cultura material remanescente do século XIX é formada por traços materiais da existência privada (Charpy 2007, 108).

ARTIGO DE GT4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE
MéTODOS/TéCNICAS E FERRAMENTAS APLICADAS NA GESTãO DO CONHECIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL NAS EMPRESAS DE VESTUáRIO
Icleia Silveira; Silene Seilbel

Resumo: Diagnosticar como as empresas do vestuário aplicam métodos, técnicas e ferramentas de gestão do conhecimento para melhorar o seu capital intelectual. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva com pesquisa de campo, realizada em dez empresas de vestuário do Estado de Santa Catarina. Os resultados obtidos indicam que 70% das empresas têm buscado a gestão da inovação de novos produtos, serviços e negócios.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
MODA E ARTISTICIDADE NA OBRA DO ESTILISTA NEY GALVÆO (1952-1991)
Luis Fernando Lisboa Rodrigues

Resumo: A partir de uma abordagem compreensiva, esse trabalho analisa a dimensão de artisticidade contida na obra do estilista baiano Ney Galvão (1952-1991), enquanto resultado de um saber específico e expressão de criatividade. Nesse sentido, verifica-se como é possível constituir um modo único de formar no mundo da moda, resultando num estilo e marca social.

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
MODA, CULTURA E SUSTENTABILIDADE EM RONALDO FRAGA
Aline Aparecida Valente; Luciana Braga Silveira

Resumo: Partindo das análises das coleções do estilista Ronaldo Fraga, este estudo apresenta um caminho de diálogo possível entre a moda e a sustentabilidade, sob o viés cultural. Considerando os desafios dessa relação, os resultados discutidos neste trabalho corroboram as discussões que consideram cada vez mais importantes os fatores humano e cultural no conceito de sustentabilidade e a interface desta com a moda.

ARTIGO DE GT10 - MODA E SUSTENTABILIDADE
MODELAGEM NO VESTUáRIO: UM EXPERIMENTO DAS TABELAS DE FOLGAS EM REGATA FEMININA
Carla Pantoja Giuliano; Bárbara Gisele Koch

Resumo: O presente artigo pretende proporcionar uma reflexão sobre a aplicação das tabelas de folgas brasileiras em regatas femininas, verificando assim sua vestibilidade na folga levemente ampla. Este é uma parte do resultado da pesquisa qualitativa do mestrado em Design realizada através de pesquisa bibliográfica e experimental.

ARTIGO DE GT 13 - MODELAGEM, CONSTRUÇÃO E ESTUDOS DA FORMA
MODELOS PARA A CONSTRUçãO DA IMAGEM PúBLICA DO FASHION DESIGNER: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMILIO FEDERICO SCHUBERTH E DENER PAMPLONA DE ABREU
Débora Russi Frasquete

Resumo: O processo de construção de uma imagem pública compreende o uso de modelos de referência. Nesse artigo busco explorar esses modelos nas estratégias de dois fashion designers: Emilio Federico Schuberth na Itália e Dener Pamplona de Abreu no Brasil. Por de meio de representações e fotografias, analisarei semelhanças entre os designers, que mesmo em contextos geográficos diversos, apresentam estratégias símiles para a criação e exaltação de suas personagens.

ARTIGO DE GT4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE
NO DESIGN E NO GRAU TECNOLóGICO: PERFIL E ASPECTOS DA FORMAçãO EM MODA NO BRASIL
Adriana Tulio Baggio

Resumo: O artigo apresenta um perfil quantitativo da graduação em moda no Brasil em 2016 e as mudanças neste perfil de 2000 a 2015. Hoje a maioria dos cursos é de Design de Moda e de grau tecnológico, mas já foi de Moda e de bacharelado. Dentre as causas desta mudança podem estar a assertividade da oferta de cursos tecnológicos e uma proposta curricular mais acessível.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
NOTAS SOBRE O TRAJE DE CENA DE GUERRA AO MOSQUITO! (1929)
Renata Cardoso Da Silva

Resumo: Este trabalho trata dos trajes de cena do teatro de revista. A partir da coleta de imagens referentes ao espetáculo Guerra ao mosquito! (1929), da Companhia Margarida Max, buscou-se identificar os tipos de figurinos usados levando-se em conta as diferentes categorias de quadros e personagens encontrados na revista.

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
NOVAS SUPERFíCIES PARA O DESIGN DE MODA
Ana Rita Valverde Peroba

Resumo: Apresenta-se a designer de moda Suzanne Lee e o biodesign como exemplos para considerações sobre práticas científicas e sociais disparadas pelas tecnologias e seus pressupostos. Neste cenário, Stephen Wilson, traça um panorama de inovações e metodologias, Katherine Hayles contribui com o conceito de pós-humanidade e Villém Flusser trata da abordagem do designer nas reflexões exploradas nesta pesquisa.

ARTIGO DE GT9 - MODA E TECNOLOGIA
O ACERVO FAMILIAR DA ARTISTA OLLY REINHEIMER
Carolina Morgado Pereira

Resumo: O objetivo deste trabalho é expor como as ações documentais empreendidas dentro do acervo familiar de Olly Reinheimer são desenvolvidas. Bem como, apresentar o processo de catalogação e classificação com a utilização do vocabulário de termos básicos de vestuário do Comitê de Indumentária do ICOM (International Council of Museums) e do Tesauro de objetos (2016).

ARTIGO DE GT4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE
O CAMPO DA MODA: NOTAS SOBRE ONTOLOGIA E ESTéTICA - UMA REFLEXãO SOBRE OS DESTINOS DA MODA NOS ESTUDOS ACADêMICOS
Ana Carolina Cruz Acom; Joana Bosak

Resumo: O campo da moda é aqui discutido como a articulação de diversos campos do saber, perfazendo, assim, uma área específica de estudos advindos de origens que se entrelaçam; criando uma nova especificidade a partir do vestível e do adorno. A partir dos objetos pensados como moda, sugere-se a existência de um campo, que vai da origem (ontologia) à epistemologia (estética).

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
O CORPO DA MODA COMO CORPO BELO
Renata Costa Leahy

Resumo: A aparência do corpo privilegiado da moda, notadamente o corpo magro, é escolhida e propagada pelo mundo da moda como forma de aparição modelo. Este artigo abordará essa questão, considerando as ideias que permeiam a condição de existência da beleza em um corpo, bem como a operação do gosto sobre o belo, julgamento ao mesmo tempo pessoal e compartilhado coletivamente em uma cultura.

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
O DESENVOLVIMENTO DO POLO CALçADISTA DE FRANCA E O DESIGN DA MARCA TIP TOEY JOEY
Naomi de Melo Marcondes Luz; Natalie Rodrigues Alves Ferreira de Andrade

Resumo: O presente artigo tem por finalidade analisar a contribuição da marca de calçados infantis, Tip Toey Joey, para o desenvolvimento do polo calçadista da cidade de Franca/SP e suas ações relacionadas ao design, por meio de uma pesquisa bibliográfica, de fontes documentais e de entrevista realizada com a fundadora da marca.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
O DESFILE DAS ELITES: MODA, ELEGâNCIA E COLUNISMO SOCIAL
Joana Brito de Lima Silva

Resumo: O colunismo social exibe um desfile protagonizado pelas elites (pessoas colunáveis, colunistas e anunciantes de publicidade), no qual se destaca a comercialização de capitais simbólicos vinculados à moda e à elegância; assim, as colunas sociais fascinam e intimidam o público, mostrando o estilo de vida das elites, uma forma de distinção fundada na aparência e no ato de aparecer em tais mídias.

ARTIGO DE GT8 - MODA E ESTILOS DE VIDA
O DISCURSO DO JORNALISMO DE MODA
Débora Elman

Resumo: Esse artigo descreve as principais matérias do jornalismo de moda que são utilizadas em publicações temáticas que, ao longo do tempo, se constituíram em modelos para o jornalismo de moda. O objetivo dessa descrição é entender as variadas formas que o jornalismo de moda usa para cumprir seus propósitos em relação ao seu leitor.

ARTIGO DE GT5 - MODA E MÍDIA
O FAST FASHION, O PROCESSO DE MIDIATIZAçãO E O NOVO CONSUMIDOR NA ERA DA INFORMAçãO: O PROSUMER
Karine Freire; Juliana Bortholuzzi

Resumo: o presente artigo faz uma análise sobre a influência do processo de midiatização, em especial a digital, no papel do consumidor de marcas cujo modelo de negócios é o fast fashion; tornando-o coprodutor não só do conteúdo sobre a marca, quanto do produto em si, o que podemos denominar de prosumer.

ARTIGO DE GT5 - MODA E MÍDIA
O GUARDA-ROUPA MODERNISTA: A INDUMENTáRIA DE TARSILA, OSWALD E MáRIO
Carolina Casarin

Resumo: Este artigo apresenta parte da nossa pesquisa de doutorado, em que analisamos a indumentária de Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, três personagens fundamentais do modernismo brasileiro. Debatemos os sentidos da palavra "guarda-roupa", e procuramos responder às questões: por que estudar o guarda-roupa modernista e de que maneira podemos acessá-lo?

ARTIGO DE GT4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE
O JEANS E A CULTURA JUVENIL: CONTRIBUIçõES POSSíVEIS PARA O CRESCIMENTO DA INDúSTRIA DE CONFECçãO NO BRASIL
Gisele De Lima Melo Nepomuceno

Resumo: Esse artigo investiga a transição do uso do jeans como roupa de trabalho para traje de lazer entre os anos 1950 e 1960 no Brasil. Tal análise servirá de base para compreender como o advento da cultura juvenil na década de 1960 - e o uso generalizado do jeans, que figurou importante papel como uniforme juvenil, popularizando-se para todas as outras gerações - pode contribuir para a maior profissionalização e desenvolvimento da indústria de confecção nacional.

ARTIGO DE GT8 - MODA E ESTILOS DE VIDA
O LUGAR DO BELO NA CONTEMPORANEIDADE: ENTRE O PRAZER E O ESPANTO
Renata Pitombo Cidreira

Resumo: O presente artigo procura refletir sobre o lugar do belo na contemporaneidade, levando em conta suas especificidades e a possibilidade de absorção das formas no momento atual, desde o seu processo de criação, passando pelo ato contemplativo da recepção, tendo o universo da moda como referência.

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
O OBJETO COMO DISPOSITIVO ATUANTE NA DESSUBJETIVAçãO DA ARQUITETURA CORPORAL EM PORQUE O SR. R. ENLOUQUECEU?
Dalmir Rogério Pereira

Resumo: Considerando "objeto" (Pavis, 2011) como toda materialidade e visualidade manipulada em cena que não seja o corpo natural do ator, com o propósito de evocar procedimentos do teatro de animação (máscara, boneco e objeto), utiliza-se o conceito "dispositivo" proposto por Agamben a fim de elucidar alguns apontamentos acerca do objeto como dispositivo propositor de uma dessubjetivação (Agamben, 2015) do corpo-sujeito a partir das proposições estéticas evidenciadas através da relação e ou/não relação entre os corpos dos atores e não-atores (funcionários do teatro) com a cena no espetáculo alemão Por que o Sr. R. Enlouqueceu? (2014) dirigido por Susane Kennedy.

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
O TRAJE DA NOIVA NO SéCULO XX: UMA ANáLISE DE MEMóRIAS EM FOTOGRAFIAS DE CASAMENTO
Francisca Ferreira Michelon; Frantieska Huszar Schneid

Resumo: O presente estudo é recorte da pesquisa concluída de mestrado Fotografias de Casamento: Memórias compartilhadas a partir de acervos pessoais. Neste trabalho almeja-se refletir sobre a relação da roupa com a memória – através de fotografias de casamento, dando ênfase ao vestido de noiva do século XX inserido em uma sociedade cristã.

ARTIGO DE GT4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE
O TRAJE DO PáSSARO JUNINO: MAPEANDO GRUPOS E PENSAMENTOS
Graziela Ribeiro Baena

Resumo: O trabalho versa sobre o estudo do traje na prática teatral amazônica conhecida como Pássaro Junino ou Pássaro Melodrama. Delineando um pensamento teórico que consta no estado da arte da pesquisa intitulada "Trajes da Cena Popular amazônica".

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
O ZEITGEIST NAS PASSARELAS DA SEMANA DE MODA DE PARIS. LOUIS VUITTON E O DESFILE NO MUSEU DO LOUVRE
Carolina Boari Caraciola

Resumo: O espírito do tempo, Zeitgeist, se fez presente na semana de moda de Paris, ocorrida no mês de março de 2017. O indivíduo, vivenciando um período de medo, insegurança e frustração, busca uma nova realidade, uma fuga para um lugar que proporcione acolhimento. Em tempos marcados pela instabilidade e falta de perspectivas, uma volta ao passado glorioso possibilita um resgate às origens, uma tentativa de encontrar proteção e não perder a esperança de tempos de ordem e paz.

ARTIGO DE GT2 - CONSUMO DE MODA
PARA VESTIR A CENA CONTEMPORâNEA: SéCULO XVIII DESDOBRAMENTOS ARTíSTICOS A PARTIR DE UM TRAJE DO SéCULO XVIII
Fábio Nakano; Fausto Viana; Isabel Cristina Italiano

Resumo: O trabalho apresenta resultados preliminares do projeto Para vestir a cena contemporânea, com foco em vestidos do século XVIII, registrados por Carlos Julião (1740-1811) e em um robe à l’anglaise presente em azulejaria na Bahia, e modelado a partir de exemplar semelhante encontrado no museu Victoria and Albert de Londres, no Reino Unido. O artigo apresenta ainda quatro possibilidades de uso criativo deste traje por artistas, performers e outros profissionais da cena

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
PENHALIGON'S TIMES E A MODA DE 1830: A RECONSTRUçãO DE UMA ELEGâNCIA
Marcelo Machado Martins; Sylvia Demetresco

Resumo: Neste artigo, discute-se a relação entre o referente externo construído em uma campanha publicitária dos perfumes Penhaligon e os anos áureos de 1830, cujas práticas, analisadas em La Mode de Greimas, figurativizam e tematizam um sentido de elegância (em 1870). Ao se utilizar de mecanismos de uma presentificação "repaginada" do passado, a Penhaligon oferece aos enunciatários-consumidores um produto envolto por um efeito de sentido nostálgico.

ARTIGO DE GT3 - CORPO, MODA, COMUNICAÇÃO
PRáTICAS PROJETUAIS DIRECIONADAS A COMUNIDADES ARTESANAIS: PERSPECTIVAS DE PARTICIPAçãO SOCIAL
Ana Julia Melo Almeida

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a importância do papel social do design e a forma como ele se relaciona com produções artesanais tradicionais, situadas fora do espaço acadêmico. Pretende também explorar como a prática projetual direcionada ao contexto social e à sustentabilidade poderia repensar e equilibrar essa relação, para que se torne mais participativa e integrada.

ARTIGO DE GT10 - MODA E SUSTENTABILIDADE
PROPOSTA DE DISCIPLINA EAD PARA CURSO DE DESIGN DE MODA
Rosiane Serrano; Fernanda Caumo Theisen; Francys Saleh

Resumo: O presente artigo apresenta uma proposta de disciplina para Cursos de Design de Moda em um ambiente de Educação a Distância. A disciplina proposta teve como foco o processo de elaboração e desenvolvimento de calçados. Para tanto, este artigo apresenta conceitos sobre o ambiente virtual, a proposta da disciplina e o relato de experiência após seu desenvolvimento e aplicação.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
QUAL O SEU TIPO? BINARISMOS E MARGINALIZAçõES NA MODA FEMININA
Fernanda Bonizol Ferrari

Resumo: O objetivo desse trabalho é discutir a relação estabelecida entre moda e sexualidade feminina a partir de categorizações comumente vistas da mídia como “tipos”. A partir dessas categorizações, os estilos de vestir são analisados a partir de conceitos como elegância e vulgaridade, constituindo, assim, oposições e, consequente, marginalizações femininas.

ARTIGO DE GT8 - MODA E ESTILOS DE VIDA
REFLEXõES SOBRE A MANUFATURA ADITIVA NA PRODUçãO E CONSUMO DE MODA
Juliana Miranda; Vania Teófilo de Oliveira

Resumo: Este texto busca a reflexão sobre a criação de Moda baseada em Manufatura Aditiva (MA), levando em conta alguns aspectos desta tecnologia, como a sua popularização,a mudança de paradigma na produção, e no consumo de artefatos de moda. Trazemos à percepção dois grupos de tipos de criadores, com características distintas, que se destacam no uso da MA na indústria da Moda.

ARTIGO DE GT2 - CONSUMO DE MODA
REFLEXõES SOBRE O PROJETO MODA PELO AVESSO: COMPARTILHAR PARA TRANSFORMAR
Nayara Chaves Ferreira Perpétuo

Resumo: Este artigo aborda o Projeto de extensão intitulado Moda pelo Avesso, visando além da disseminação dos resultados da pesquisa de mestrado de uma docente da rede federal de ensino à comunidade escolar da cidade de Zé Doca - MA, também reflexões importantes na contemporaneidade envolvendo práticas sustentáveis e questionando o papel dos agentes envolvidos nas relações de consumo - designers e consumidores.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
RELAçãO EGRESSOS X UNIVERSIDADE: UM ESTUDO EXPLORATóRIO EM UMA IES DO PARANá
Thassiana De Almeida Miotto Barbosa; Marlene de Oliveira Carlos; Maria Antônia Romão da Silva

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que teve como objetivo mapear a atuação profissional dos egressos do curso de moda da UEL, bem como os conteúdos aprendidos durante a formação são utilizados na prática. Aborda as impressões dos ex-alunos sobre o curso e faz uma análise das ações pedagógicas adotadas pelo corpo docente.

ARTIGO DE GT1 - EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MODA
RESíDUOS TêXTEIS: DESIGN DE NOVOS MATERIAIS COMO ESTRATéGIA DE SUSTENTABILIDADE
Suzana Barreto Martins; Professor Catedrático Doutor Fernando Moreira Da Silva; Claudio Pereira De Sampaio

Resumo: Considerando a criação de novos materiais como estratégia para redução dos impactos ambientais dos resíduos têxteis, este artigo apresenta e discute abordagens de sustentabilidade de diferentes áreas do conhecimento, com a finalidade de subsidiar teórica e metodologicamente um modelo para a gestão de projetos de P&D em resíduos sólidos.

ARTIGO DE GT10 - MODA E SUSTENTABILIDADE
ROUPAS EM FLUXOS DESVIANTES: DA MEMóRIA à PAISAGEM DO ESQUECIMENTO
Luísa Tavares

Resumo: O artigo reflete sobre as distintas potências ativadas pelo uso das roupas, desde as memórias que vão se aglutinando nas peças até os dispositivos de esquecimento presentes em trajes que provocam a decomposição do indivíduo na paisagem. Através de exemplos de moda, arte e literatura, desenvolve-se uma narrativa que explora a relação do indivíduo com o seu traje.

ARTIGO DE GT7 - MODA E TERRITÓRIOS DE EXISTÊNCIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DE SUBJETIVAÇÃO
SAGRADO E PROFANO: DESCONSTRUINDO O RITUAL DO CASAMENTO CATóLICO
Laiza Fernanda dos Santos Hofmann; Dra. Olga Maria Coutinho Pepece

Resumo: Este artigo busca identificar quais os componentes considerados sagrados pelos noivos/casais católicos no casamento enquanto consumo ritualístico de passagem. Para tanto foram realizadas entrevistas, observação e análise material. Os achados apontam que o ritual do casamento, de acordo com noivos/casais católicos é algo entre o indivíduo, a igreja, a família e a comunidade religiosa mais do que entre o indivíduo e seu futuro cônjuge.

ARTIGO DE GT2 - CONSUMO DE MODA
SAIA DE HOMEM: DISCURSO DE MODA COMO DISCURSO DE PODER
Ana Paula Celso de Miranda; Letícia Casotti; Leandro Chevitarese

Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar o discurso de moda a partir do diálogo teórico com o discurso de poder de Foucault. Foram entrevistados (entrevistas narrativas) e fotografados (análise da imagem) 20 homens que usam saia no seu cotidiano. O uso da saia por esses homens objetiva a normalização do comportamento visto como desviante e, por conseguinte, a escolha livre do julgamento social.

ARTIGO DE GT2 - CONSUMO DE MODA
SLOW FASHION E CONSUMO CRíTICO - ESTUDO EXPLORATóRIO SOBRE CONSUMO SUSTENTáVEL DE MODA
Carolina Conceição e Souza

Resumo: Este estudo exploratório interessa-se pela ideia do consumidor crítico (Lang e Gabriel, 2005) o qual repensa seus atos de con- sumo num viés ético e moral. Neste trabalho, o assunto é trabalhado através da exploração conceitual do consumo crítico na indústria do vestuário, usando o Movimento Slow Fashion (KIPOZ, 2012) como universo de pesquisa.

ARTIGO DE GT2 - CONSUMO DE MODA
SUSTENTABILIDADE: EMERGêNCIAS E NOVAS ABORDAGENS EM PROCESSOS PRODUTIVOS NO DESIGN DE MODA
Claudia Regina Martins

Resumo: O presente artigo apresenta reflexões, inquietações e investigações acerca do atual panorama na área de Design de Moda. Acerca das questões da Sustentabilidade em Processos Produtivos no desenvolvimento de peças do vestuário. Aponta-se a Emergência de novas tecnologias e tecnologias revisitadas a partir novas abordagens como Zero Waste. Investigam-se possibilidades metodológicas com técnicas de modelagem 2D e 3D, tradicionais e em sistemas assistidos por computador.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
TESSITURAS DA Fé: SACRALIDADE E ESTETIZAçãO DO VESTUáRIO NAS FESTIVIDADES À BOA MORTE
Vanhise da Silva Ribeiro

Resumo: Este estudo consiste na percepção de aspectos do vestuário que paramenta, significa e expressa a vida cultural da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira-BA. Suas adeptas possuem dupla pertença religiosa: são devotas de Nossa Senhora e fiéis aos orixás do candomblé. Portanto, desenvolve-se um estudo antropológico que analisa o vestuário utilizado pelas irmãs nos festejos à Boa Morte e as dinâmicas de construção de sentidos.

ARTIGO DE GT 14 - A DIMENSÃO ESTÉTICA DA MODA: APARÊNCIA, ARTE E SENSIBILIDADE
TêXTEIS 2022 – NOVOS CAMINHOS
Sandra Regina Rech; Dulce Holanda

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar no âmbito do Projeto Rotas Estratégicas Setoriais da FIESC as ações emergenciais expostas a fim de incrementar a inovação e a criatividade em empresas têxteis através de tecnologias emergentes, contribuindo para o aperfeiçoamento das funcionalidades dos produtos têxteis e a otimização dos processos industriais envolvidos.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
TêXTEIS TRIDIMENSIONAIS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DO DESIGN DE SUPERFíCIE
Lila Maciel Pires; Danmei Sun

Resumo: O design de superfície é comumente visto como estampas em tecidos. Entretanto, os têxteis fornecem superfícies muito mais complexas, como os têxteis tridimensionais. De acordo com suas funções técnicas e estéticas, os tecidos 3D tem ampliado sua abordagem e usos. Uma análise dos têxteis tridimensionais a partir da perspectiva do design de superfície visa apoiar essa nova abordagem.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
TRADUZINDO A IMAGEM FEMININA: REFLEXõES SOBRE O FIGURINO DE O PRIMO BASíLIO E CAPITU
Ana Beatriz Pereira De Andrade; Maria Rebello Magalhães; Maria Rebello Magalhães

Resumo: O artigo propõe reflexões sobre a imagem feminina a partir da análise do figurino das principais personagens femininas das minisséries O Primo Basílio e Capitu, exibidas na Rede Globo de Televisão, respectivamente nos anos de 1988 e 2008. Abordam-se, ainda, aspectos das relações entre Design, Moda, Arte, por meio das fontes iconográficas, técnicas e expressões das artes visuais, presentes no pro- cesso de criação de formas, cores, texturas e padrões que conferem visibilidade a aspectos do vestuário e das representações do feminino.

ARTIGO DE GT 11 - TRAJE DE CENA: ONTEM, HOJE E SEMPRE
UMA ANáLISE DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS SOB A PERSPECTIVA DO CONFORTO
Rosiane Serrano; Fernanda Caumo Theisen; Francys Saleh

Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar a pesquisa acadêmica do conforto através da análise de dissertações dos programas de pós-graduações de Design. A metodologia utilizada foi pesquisa quantitativa de caráter descritivo utilizando a mineração de dados para análise sistemática. Os resultados indicam uma ampla gama de associações relacionada ao conforto o que sugere múltiplas áreas de estudo que são investigadas.

ARTIGO DE GT 13 - MODELAGEM, CONSTRUÇÃO E ESTUDOS DA FORMA
UNIVERSO BODYBUILDER – O PúBLICO FEMININO EM FORTALEZA
Araguacy Paixão Almeidas Filgueira; Francisca Raimunda Nogueira Mendes; Jennifer de Sousa Melo

Resumo: A busca por um corpo bem musculoso sempre esteve presente nas metas de uma parcela considerável dos homens praticantes de atividade física, esses números aumentaram e atingiram o público feminino. Esse trabalho objetiva investigar mulheres de Fortaleza/CE que têm buscado, nas atividades físicas, remodelar o seu corpo, para o estilo bodybuilder. Pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevistas nos permitiram concluir que é crescente o número de mulheres que têm buscado realizar modificações no corpo através do fisiculturismo.

ARTIGO DE GT3 - CORPO, MODA, COMUNICAÇÃO
VESTIBILIDADE: TRANSPOSIçãO TEóRICA E METODOLóGICA COM BASE NA ABNT NBR ISO 9242-11/210
Laura Bezerra Martins; Rosiane Pereira Alves

Resumo: Este artigo descreve o processo de transposição teórica e metodológica da usabilidade para vestibilidade, fundamentada na ABNT NBR 9241-11 (2011). Nestes termos, a vestibilidade se apresenta como uma das dimensões da ergonomia, voltada ao estudo da interação entre os elementos configurativos da roupa e as características dos usuários. Permite a identificação de métricas para avaliação do vestuário no uso.

ARTIGO DE GT6 - DESIGN E PROCESSOS PRODUTIVOS EM MODA
VESTUáRIO E COMPORTAMENTO DE LUTO NO BRASIL OITOCENTISTA
Juliana Schmitt

Resumo: Esse artigo apresenta o início de uma pesquisa de pós-doutorado sobre a indumentária de luto no Brasil oitocentista a partir da leitura de revistas femininas da época. Pretende-se trazer à discussão do Colóquio os elementos constituintes dessa investigação, assim como algumas considerações a respeito do comportamento e das práticas lutuosas do século XIX, já levantadas nesse momento da pesquisa.

ARTIGO DE GT4 - MODA, CULTURA E HISTORICIDADE

  REALIZAÇÃO

APOIO