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COMUNICAÇÃO ORAL - CO's

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A CONSIDERAçãO DO USUáRIO EM PESQUISAS ACADêMICAS SOBRE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Giselle Schmidt Alves Diaz Merino; Elen Makara

Resumo: Este artigo tem como objetivo verificar se nos processos de desenvolvimento de produto propostos em pesquisas acadêmicas o usuário é considerado. Para isto foi realizada um pesquisa exploratória e bibliográfica em teses e dissertações, e na sequência elaborados diagramas para explicar o processo proposto por cada pesquisador e sinalizar as etapas em que o usuário é considerado.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO B
A EDUCAçãO PARA AS RELAçõES ÉTNICO RACIAIS NA ANáLISE DO LIVRO TRêS SéCULOS DE MODAS PARA O CURSO DE DESIGN DE MODA
Camila Ferreira Santos Silva; Renata Silva De Vasconcelos

Resumo: O presente trabalho analisa de que maneira se apresentam os conteúdos da Educação das Relações Étnico-raciais nos cursos de Design de Moda, como também o livro Três Séculos de Modas como um livro didático que oportuniza a discussão dentro da referida formação. O trabalho parte das leis de ensino e documentos oficiais para refletir o papel das universidades na educação para as questões raciais e diversidade cultural, como deve ser ofertado e paralelamente como tem sido.

SESSÃO A - COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO
A ERA DO FUTURISMO: UM ESTUDO SOBRE WEARABLE TECHNOLOGY E SUA APLICA‡ÆO EM MASSA
Andressa Gonçalves; Dib Karam Junior

Resumo: O presente artigo pretende compreender os avanços tecnológicos no que diz respeito às wearables technologies, e estudar as possibilidades de suas diversas aplicações a fim de atingir as massas, e, como de modo proficiente, as tecnologias podem beneficiar desde o âmbito estético à qualidade de vida.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO B
A ESTAMPA WAX HOLLANDAIS COMO OBJETO DE ETNICIDADE
Dandara Maia Da Silva

Resumo: As estampas híbridas do estilo euro-africano wax hollandais tornaram-se parte da cultura tradicional africana, neste artigo demonstramos como elas conectam-se com a identidade afro-brasileira através do mito de origem. Nosso objetivo é compreender o papel do tecido na cultura e africana e como ele pode ser usado como ferramenta em processos de reconstrução de identidades dentro da indústria da moda nacional.

SESSÃO D - COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA)
A EXPERIêNCIA DO DENEGRIR JUNTO A ESTUDANTES DE MODA NA EDUCAçãO BáSICA
Alvaro De Oliveira Senra; Wendell Lopes De Azevedo Braulio

Resumo: Neste artigo são tratadas as dificuldades e necessidades de inflexão nas práticas docentes no ensino técnico de produção de Moda após a implementação da Lei 10.639/2003, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Esta experiência se deu através do relato da rotina pedagógica da disciplina Pesquisa e Criação de Imagem de Moda, ministrada por um professor branco e cis.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO - SESSÃO A
A IMPORTâNCIA DA ADAPTAçãO DA LINGUAGEM DO VISUAL MERCHANDISING PARA O VAREJO DE BAIXA RENDA
Liliane da Silva Gonzaga; Karina Carla de Araújo Fernandes

Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar a importância da utilização de ferramentas do visual merchandising para o varejo de baixa renda e investigar como os espaços comerciais que compõem o referido varejo estão adaptando, de maneira adequada e visualmente agradável, as referidas ferramentas para atrair seus consumidores e incrementar suas vendas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO
A IMPORTâNCIA DA DECODIFICAçãO DE INFORMAçõES PARA A CONSTRUçãO DE PRODUTOS VESTíVEIS: DA CONCEPçãO A PRODUçãO DA MODELAGEM
Lucimar De Fátima Bilmaia Emidio; Valdirene Aparecida Vieira Nunes; Seila Cibele Sitta Preto; Maria Antônia Romão Da Silva

Resumo: O artigo apresenta uma reflexão da relevância dos saberes fundamentais para a materialização de projeto de produtos vestíveis. Tem como foco discutir a sintaxe visual e o desenvolvimento da modelagem. A relevância da leitura e interpretação de modelos na fase da materialização do projeto.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS
A IMPORTâNCIA DO MIX DO MARKETING DE SERVIçOS COMO ESTRATéGIA PARA FOMENTAR O SETOR CONFECCIONISTA DE DIVINóPOLIS
Rodrigo Bessa

Resumo: O presente artigo investiga a relação entre o marketing de serviço e o mix do marketing, conhecido também como os 4Ps (produto, preço, praça e promoção), que foi utilizado pelo Sinvesd (Sindicato das Indústria do Vestuário de Divinópolis) para fomentar o setor confeccionista de Divinópolis através da realização do evento FashionMix.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
A IMPORTâNCIA DOS PROJETOS EXTRACURRICULARES
Geraldo Coelho Lima Júnior; Adriana Ferreira De Martinez; Eloize Navalon; Regina Barbosa

Resumo: Este artigo apresenta os fundamentos do Projeto ENTRE:, uma atividade extracurricular que propõe a troca de conhecimento e a experiência projetual ancorada nas metodologias ativas para a realização de trabalhos colaborativos e empreendedores, assim como a liderança coletiva nas ações que envolvem a inclusão social, a economia criativa e sustentabilidade.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO
A IMPORTâNCIA DOS SíMBOLOS GRáFICOS DE RISCO NOS AMBIENTES LABORAIS DOS CURSOS DE MODA
Edna Maria Dos Santos Silva; Thais Mesquita Martins Alencar

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o uso e importância dada aos símbolos gráficos de risco nos ambientes laborais de vestuário e moda nas Instituições de Teresina, visto que as informações gráfico-simbólicas de risco são fontes de comunicação visual à segurança nesses ambientes. A pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo. Os resultados mostram que apenas uma Instituição apresentou esta simbologia, com carência.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO - SESSÃO A
A INFLUêNCIA DA MODA NAS VESTES SAGRADAS E SUA EVOLUçãO COMO PRODUTO MERCADOLóGICO
Ana Paula Furlan; Gabriel Coutinho Calvi

Resumo: Este trabalho objetiva por meio de uma pesquisa de cunho quantitativo e referências bibliográficas da área da teologia cristão-católica, entender a influência da moda nas vestes sagradas e sua evolução ao longo do tempo, procurando esclarecer se estes paramentos podem ser classificados como produto de moda, e se essa inspira as vestes sagradas em seu desenvolvimento.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA)
A INSTITUCIONALIZAçãO DA MODA COMO OBJETO ARTíSTICO
Hellen Alves Cabral

Resumo: Esse artigo consiste em um estudo sobre a presença do objeto de moda nos espaços institucionais da arte e seu processo de institucionalização. O objetivo é a estruturação de uma abordagem para analisar moda e arte associadas às suas ações estratégicas e o papel da artificação na manutenção de seus campos de luta, segundo a perspectiva bourdieusiana.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO A
A PROPOSTA VEGANA DE DESENVOLVIMENTO NO DISCURSO DA MARCA AHIMSA
Naomi De Melo Marcondes Luz; Sheila Fernandes Pimenta E Oliveira

Resumo: A proposta do presente artigo é analisar o discurso da marca Ahimsa, de propriedade de uma indústria de calçados da cidade de Franca/SP, por meio da comunicação presente no site da marca, cuja missão e valor perpassam pela gestão articulada à temática vegana.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS) - SESSÃO A
A REALIDADE EM THE TRUE COST: O VERDADEIRO CUSTO OU UMA BAGATELA PUBLICITáRIA?
Mariane Velho Da Silva

Resumo: O cinema documentário e sua natureza semiótica carrega nas costas a tarefa de documentar, como o nome sugere, fatos reais, pertençam eles a ordem da cotidianidade ou não. O objeto epistemológico The True Cost (Andrew Morgan, 2015) é aqui visto, aos olhos da semiótica, como um índice, um elemento portador de signos que comunicam uma realidade do atual sistema de moda: o fast fashion e seus (d)efeitos. Discute-se, porém, a linha tênue entre veracidade dos fatos exibidos versus o potencial persuasivo (comercial) do objeto por meio de estratégias retóricas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO
A SOBRECARGA COGNITIVA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE VESTUÁRIO
Maicon Douglas Livramento Nishimura; Leila Amaral Gontijo;

Resumo: A evolução tecnológica exigiu a formação e especialização dos indivíduos para a interação com as novas interfaces. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se analisar a sobrecarga cognitiva a partir dos conhecimentos exigidos no desenvolvimento de produto de vestuário com a inserção de novas tecnologias.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO A
A TEORIA DAS INTELIGêNCIAS MúLTIPLAS APLICADA AO ENSINO DE HISTóRIA DA MODA
Marcos Aleksander Brandão; Rafael Abrão

Resumo: Howard Gardner, ao propor a Teoria das Inteligências Múltiplas, permitiu o nascimento de um novo olhar para as diversas facilidades e aptidões humanas, tratando-as de maneira humanística e merecedoras de igual atenção, além da verbal-linguística e a lógica-matemática, anteriormente valorizadas. Desde então, comprova-se facilmente os ganhos desse novo olhar como instrumento otimizador no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desse trabalho reside na intenção de mostrar os ganhos do uso da teoria a níveis ainda mais altos, como ferramenta para multiplicação de bagagem cultural para a disciplina de História da Indumentária e da Moda e o quanto seu uso pode implicar considerável diferença para a compreensão histórica do fenômeno da moda, leitura de coleção de moda e criação de figurino.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO
A VISãO DE UMA DESIGNER DE MODA NO DESENVOLVIMENTO DO FIGURINO DO CURTA METRAGEM SENHORA L
Marizilda dos Santos Menezes; Luana Crispim Duarte

Resumo: O artigo apresenta o processo da construção do figurino para o curta metragem "Senhora L.", buscando fazer uma paralelo entre o pensamento projetual do design aplicado a moda proposto por Montemezzo (2003), e as questões e particularidades sobre o desenvolvimento de figurino para o cinema.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 7 - FIGURINO - SESSÃO A
ALENCAR E O ROMANCE NACIONAL: MODOS E MODAS DO SéCULO XIX NO BRASIL
Lia Calaça Aguiar; Nubia De Andrade Viana

Resumo: O presente estudo é uma análise do vestuário descrito das personagens femininas nos romances de José de Alencar (1829-1877), busca a compreensão de hábitos e costumes comuns no século XIX a partir das descrições do vestuário. A pesquisa qualitativa com metodologia descritiva e explicativa. Assim traçou-se a relação entre ficção e realidade, vestuário e personagem na narrativa literária.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO A
ANáLISE DA GESTãO DE MARCA E-COMMERCE DE MODA INCLUSIVA
Thais Cavalcanti De Albuquerque Ferreira; Francisca Raimunda Nogueira Mendes

Resumo: O presente estudo busca analisar a viabilidade da gestão de um e-commerce de moda inclusiva. A partir de pesquisas bibliográficas, foi possível delimitar os principais pontos necessários para o planejamento de uma empresa que oferta vestuário adaptado para mulheres cadeirantes através de plataforma online.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
ANáLISE DE MODELOS PROJETUAIS SOB AS PERSPECTIVAS DA CRIATIVIDADE E DA INOVAçãO
Virginia Borges Kistmann; Andréia Mesacasa

Resumo: Esta pesquisa apresenta um ensaio sobre modelos projetuais das áreas de engenharia, gestão e design de moda, objetivando, a partir de suas sistemáticas, relacioná-los com a criatividade e inovação. Os resultados apontam que criatividade e inovação são conceitos que se complementam. A criatividade é o ponto de partida para a inovação e sua existência depende desta para ser implementada e gerar valor.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO B
ANáLISE DO TRAçADO DE BASES DE CALçAS FEMININAS
Renata Lodi; Bárbara Gisele Koch

Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral a preposição de ajuste de traçado da base de calça feminina com a perna ajustada. A partir de experimentos de quatro acervos brasileiros que ensinem o traçado de modelagem base de calça, foram modelados, prototipados e realizada a prova dos mesmos. Como resultando final, tem-se uma proposição de traçado de base anatômica.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO A
ANáLISE DOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE ESTAMPAS NO PóLO CALçADISTA DE BIRIGUI
Conrado Renan da Silva

Resumo: O presente artigo faz uma análise dos processos produtivos de estampas utilizados no Pólo Calçadista de Birigui. Descrevendo as técnicas utilizadas e suas contribuições para o pólo, fazendo um comparativo entre os processos manuais e digitais, do desenho de estampa a aplicação nos materiais, apresentando as características dos dois processos considerando os aspectos de tempo, qualidade e produtividade.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO B
ANáLISE IMAGéTICA DO FIGURINO DO ESPETáCULO O LAGO DOS CISNES DA COMPANHIA DE BALLET DE TEATRO ALLA SCALA GRAVADO AO VIVO EM 2004, EM MILãO
Thiago Geraldo Galhardo Campos; Rodrigo Bessa; Auxiliadora Nogueira de Oliveira; Naiara Vasconcelos Alencar

Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é a análise imagética do figurino do espetáculo de ballet O Lago dos Cisnes da companhia do Teatro Alla Scala, gravado ao vivo em 2004, em Milão. Bem como, a importância da relação entre corpo e figurino com foco nas personagens protagonistas, sua construção e os símbolos de linguagem não verbal que influenciam na escolha dos tecidos, aviamentos, cores, formas e textura.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 7 - FIGURINO - SESSÃO A
ANALOGIA ENTRE OS VESTIRES
Suzy Nazaré Silva Ribeiro Amantini; Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes De Castro; Mariana Crês Rodrigueiro

Resumo: Este artigo relata as confluências entre Moda e Arquitetura através da análise entre os vestires de ambas as áreas representadas por Glória Coelho e Zaha Hadid, comparando suas formas e utilizando-se da compreensão das diferentes superfícies através de uma analogia entre ambas e, buscar como influenciar visualmente, por meio da forma, através do uso das teorias de Greimas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO - SESSÃO A
ARQUéTIPOS - PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A CONSTRUçãO DE PERSONAS NO PROJETO DE DESIGN
Lórien Crishna Zacarias; Giovanna Sitta; Seila Cibele Sitta Preto

Resumo: Este trabalho, por meio de uma pesquisa exploratória e qualitativa, apresenta a relação entre a ferramenta personas e o conceito junguiano dos arquétipos no desenvolvimento de projetos de design, enfatizando a contribuição interdisciplinar na construção de personagens mais coerentes com o consumidor contemporâneo, resultando em criações com mais significado e propósito para o mercado.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
ARTESANATO E DESIGN: TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O EMPODERAMENTO DAS MULHERES E EMPREENDEDORISMO
Walter Rodrigues; Roberta Haefliger; Ana Mery Sehbe De Carli; Gilda Eluiza De Ross

Resumo: O presente artigo retrata a potencialidade de iniciativas como o projeto Artesanato e Design: empreendedorismo e economia criativa,que trazem resultados a curto e médio prazo para artesãs desenvolverem suas coleções com a metodologia similar a aplicada ao desenvolvimento de coleções de moda, vislumbrando maior profissionalização, autonomia e inserção no mercado de trabalho.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
AS ESTRATéGIAS DE VISUAL MERCHANDISING UTILIZADAS POR DIGITAL INFLUENCERS NO INSTAGRAM
Cyntia Tavares Marques De Queiroz; Rebeka Feitosa

Resumo: O trabalho apresenta o conceito e a importância do Visual Merchandising relacionado aos digitais influencers. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como um estudo de caso com ainfluencer Flavia Ribeiro. Os resultados apontam que, quanto mais atrativo visualmente, maior o alcance dos feeds do instagram.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
AS IDENTIDADES NO ESPAçO TEMPO E LUGAR QUE PERMEIAM A GLOBALIZAçãO
Neuza Maria De Oliveira Dos Santos

Resumo: Num contexto globalizado com todas as discussões e neste mesmo viés, cabe aqui uma indagação, considerando a tendência emergente no mundo do resgate e valorização do saber fazer artesão - existem em Belo horizonte as condições necessárias para um resga- te do saber fazer do costureiro.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO B
AS REPRESENTAçõES FEMININAS NO STAR SYSTEM: O GLAMOUR E O EROTISMO DE TôNIA CARRERO
Gabriela Soares Cabral

Resumo: O presente artigo tem como objetivo a análise das fotografias que ilustram um perfil jornalístico da atriz Tônia Carrero (1922-) publicado pela revista Scena Muda (1921-1955) em 1950 com a proposta de observar se há em sua representação indícios de glamour e erotismo, características notadas no star system hollywoodiano, modelo no qual o estrelismo brasileiro se inspirou.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO D
ATMOSFERA SNEAKERS: UM ESTUDO EXPLORATóRIO SOBRE LOJAS DE NICHO
Paula Hubner; Juliana Moreira Batista

Resumo: Este estudo busca compreender como os códigos e valores dos consumidores de uma subcultura de consumo são tangibilizados no ambiente de loja. Por meio de entrevistas com especialistas em varejo e observação direta em lojas especializadas em sneakers, notou-se a importância do engajamento da equipe de vendas com o grupo e seus ritos e de um ambiente que represente o imaginário dessa cultura.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
AVALIAçãO SENSORIAL DE PADRõES DE ORIGAMI TESSELLATIONS NO DESIGN DE SUPERFíCIE
Samantha Aline; Ana Cristina Luz Broega; Mônica Moura

Resumo: O estudo busca avaliar os níveis de conforto sensorial visual e tátil provido do origami tessellations voltado para o design de superfície. Com base nas metodologias de análise sensorial, foi aplicado um questionário prático a um grupo de oito especialistas e quatro amostras de dobras. O objetivo é identificar os padrões mais recomendados para o design de superfície 3D e possível aplicação ao vestuário.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
AVIAMENTOS E A VESTIBILIDADE DE ROUPAS PARA IDOSOS: UMA CONTRIBUIçãO DO DESIGN ERGONôMICO
Erica Pereira Das Neves; Luís Carlos Paschoarelli; Marizilda Dos Santos Menezes; Leticia Nardoni Marteli

Resumo: Este estudo analisa conceitos que relacionam o design ergonômico na propensão de desempenho eficiente na relação homem/produto. Objetiva revisar dados sobre aviamentos, correlacionando-os às possíveis necessidades e limitações de pessoas idosas, especialmente em relação ao vestuário nas ações de vestir e despir, por meio de pesquisas de desenvolvimento de produto realizadas por designers de moda.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO B
BORDADO TERAPêUTICO: USOS E TRAJES DE CENA INSPIRADOS
Maria Celina Gil

Resumo: O bordado é uma técnica que dialoga com a construção da memória, com as afetividades e as experiências pessoais. Uma possível aplicação sua está num uso terapêutico, que reelabore momentos vividos de maneira artística. Neste artigo, exporemos exemplos em que uma obra de bordado terapêutico - a de Arthur Bispo do Rosário - foi ponto de partida e inspiração para a criação de trajes de cena.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 7 - FIGURINO - SESSÃO A
BRINQUEDOS DE MIRITI - UMA FáBRICA DE SONHOS ONDE NãO Há O DESPERTAR DE GêNEROS
Luana Silva Baia

Resumo: Este artigo tem o objetivo de mostrar a importância do artesanato dos brinquedos de miriti fabricados na cidade de Abaetetuba, no Pará. Serão apresentadas suas origens, características, usos da árvore do miriti e o empenho que os artesãos demonstram na produção dos brinquedos que são para todos os tipos de pessoas. A pesquisa serviu de inspiração para a criação de uma coleção de moda sem gênero.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO B
CAPITALISMO ARTISTA, DESIGN COM PROPóSITO E NEOCONSUMIDOR: A NOVA MODA
Débora Wobeto; Dávila Kess Pimentel Da Silva

Resumo: O artigo discute as abordagens recentes sobre como o consumo de moda está associado a outras esferas da existência. A elaboração de conceitos como "design afetivo" e "design com proposito" se inscreve nessa perspectiva que formula discursos sobre o consumo sustentável e performa o mercado de moda na contemporaneidade.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS) - SESSÃO A
COMO A MELISSA USA AS FERRAMENTAS ONLINE PARA AMPLIAR O AMOR À MARCA
Bárbara Lima Vieira; Edmundo Dantas

Resumo: O mercado de moda no país é um dos que mais cresce, juntamente com o de perfumes e cosméticos. A Internet, com suas redes sociais, vem modificando a forma como as pessoas consomem e se relacionam com as marcas. Esta pesquisa busca entender a maneira como as marcas usam essas ferramentas para ampliar seu poder de influência e criar um público apaixonado e fiel à elas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS) - SESSÃO A
COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS NO ENSINO DE PROCESSOS DE PRODUçãO DO VESTUáRIO
Icleia Silveira; Silene Siebel; Sandra Regina Rech; Márcio Monticelli Albani

Resumo: Identificar o compartilhamento dos conhecimentos sobre os processos industriais de confecção dos protótipos de vestuário entre os professores de desenho técnico manual, modelagem do vestuário e confecção do vestuário. Utilizou-se a pesquisa qualitativa com aplicação de estudo de caso. Os resultados comprovaram que as disciplinas compartilham conhecimentos teóricos e práticos.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO A
COMUNICAçãO RETICULAR NO AMBIENTE CORPORATIVO: MODA NA COMUNICAçãO ORGANIZACIONAL
Célia Maria Retz Godoy Dos Santos; Luiz Francisco Ananias Junior

Resumo: O movimento e a universalização das TICs estão "engolindo" as organizações e seus públicos mediante a inserção de diferentes aplicativos comunicacionais em rede. A partir desse fato, pretende-se observar o aplicativo WhatsApp a partir da estruturação dos fenômenos sociais de epidemias e tendências de moda em termos de processos comunicacionais no contexto corporativo.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO
CONSUMO E MODA NA FEIRA POPULAR JOSé AVELINO, EM FORTALEZA-CE
Priscila Medeiros Camelo; Luciana França Jorge; Kalina Ligia Braga Dos Santos; Andressa Mourão Ley; Maria Fabiola Fonsêca Mourão Teixeira

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar o perfil e o comportamento de compra do consumidor de moda da feira popular José Avelino. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com base na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo, que contempla levantamento de dados por meio de entrevistas e questionários. O estudo tem ainda abordagem qualiquantitativa.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS)
COR E TENDêNCIA NA MARCA ISSEY MIYAKE: ANáLISE DAS COLEçõES DE 2013
Joanna Brolhani

Resumo: A pesquisa aqui discutida é parte de uma monografia, cujo propósito foi estudar o uso da cor em relação às tendências de moda na marca japonesa Issey Miyake. O estudo toma como foco as quatro coleções de moda feminina da marca no ano de 2013. A análise descritiva foi feita a partir de tabelas e painéis que compilam cartelas de cores e comparações entre dados de tendência e uso tradicional de cor no Japão.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
CORES E CORANTES NATURAIS DE SãO JOãO DE CôRTES PARA TINGIMENTO EM TECIDOS
Rosane De Fatima Antunes Obregon; Claudia Do Rosário Matos Nogueira; Ana Lúcia A. De Oliveira Zandomeneghi; Denilson Moreira Santos; Raquel Gomes Noronha

Resumo: Este artigo tem o propósito de fornecer perspectivas de resgate de saberes tradicionais, com abordagens nas áreas de design territorial, sustentabilidade, valorização de produtos e identidades, direcionadas para a extração e utilização de corantes naturais de São João de Côrtes, no Maranhão. Apresentam-se exemplos de como estes materiais podem ser viáveis para tingimento em tecidos.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
CORPO CONSTRUíDO: ANáLISE DOS ELEMENTOS DO DESIGN TRABALHADOS EM PRODUTOS DE MODA
Maiara De Oliveira Santos; Layla De Brito Mendes

Resumo: O designer de moda é responsável pela criação de comunicação visual através do desenvolvimento de peças de vestuário, que são compostas pelos elementos básicos do design. Através da análise de conteúdo de duas coleções, uma da Comme des Garçons e outra da Balmain, tem-se o entendimento desses elementos, no intuito de exemplificar a utilização primorosa dos mesmos.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
DA TRANSGRESSãO AO NORMATIVO: LADY GAGA, RASTROS DO BARROCO NA CULTURA POP
Maximiliano Zapata; Fábio Parode

Resumo: Este artigo busca investigar o processo de espetacularização da cantora e compositora Lady Gaga, dos anos 2010 até o presente, buscando identificar elementos de uma estética que perpassa valores transgressivos mas que, ao longo do tempo, perde intensidade, e vai expressando elementos de normatividade. De forma exploratória, buscaremos com o apoio das teorias espinosianas, foucaultianas e deleuzianas traçar um percurso que possa evidenciar os tensionamentos de uma estética dentro de um quadro de valores entre a arte de ruptura e os capitalísticos da indústria cultural.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO A
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO TêXTIL A PARTIR DO UPCYCLING NA MALHARIA RETILíNEA
Francisca Dantas Mendes; Ana Paula Gentile

Resumo: A moda e suas características de produção do vestuário, geram muitos resíduos, aproveitar de maneira mais eficaz esses rejeitos é uma problemática que vem sendo levantada com frequência. Este artigo tem por objetivo apresentar o processo produtivo de um acessório do vestuário por meio de upcycle no seguimento de malharia retilínea.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO A
DESIGN DE RESISTêNCIA E CONTORNOS POLíTICOS NA CRIAçãO DE UMA ESTéTICA DE MODA AFRODESCENDENTE
Cláudia R. Garcia Vicentini; Maria Do Carmo Paulino Dos Santos

Resumo: O objetivo deste artigo é compreender a Moda Afro-Brasileira, através da metodologia documental, identificar elementos culturais visuais que compõem os trajes dos corpos sociais presentes na 'Marcha do Orgulho Crespo' que ocorreu na avenida Paulista, na cidade de São Paulo em 07/08/2016. Para isso, utilizaremos do arcabouço teórico de Ana Beatriz Simon Factum sobre "Design de Resistência" para compreender questões relativas a resignificação de objetos que resgatam o reconhecimento de identidade, a noção de pertencimento, as lutas de resistência, e memória da cultura africana como patrimônio cultural brasileiro.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO B
DESIGN DO UNIFORME MILITAR DO BOMBEIRO DE TERESINA SOB A ÓTICA DO ERGODESIGN
Francisca Das Chagas Da Silva Freitas; Maria De Jesus Farias De Medeiros; Marinete Martins Vasconcelos

Resumo: O estudo aborda o uniforme da Corporação de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, cidade de Teresina. Envolve os aspectos antropométricos, da ergonomia, do design e dos materiais têxteis utilizados. Os resultados são satisfatórios diante dos objetivos propostos de analisar aspectos de conforto, funcionalidade, materiais têxteis adequados no uso do uniforme.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO B
DESIGN, MODA E SUSTENTABILIDADE: APLICANDO O UPCYCLING NA INDúSTRIA CALçADISTA
Marcia Barana; Danielle De Almeida Pachedo Thomaz; Marizilda Dos Santos Menezes; Bruna Lais Grein

Resumo: Meio ambiente, moda e design precisam estar em sintonia. Nesse sentido, esta pesquisa propõe, através da análise do processo produtivo, a adoção de estratégias sustentáveis para o aproveitamento de resíduos industriais. Parte-se da premissa que é possível produzir industrialmente gerando resíduo zero. Para tanto, deve-se estudar o processo de produção, refugos e analisar os possíveis usos futuros.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
DO UNISSEX AO “PARA TODOS”: IDENTIDADES DE GêNERO E USO POLíTICO DA MODA
Emerson Silva Meneses; Cláudia R. Garcia Vicentini

Resumo: O artigo tem como objetivo propor uma discussão para pensarmos até que ponto a moda unissex dos anos 60/70 e a moda agênero atual refletem os contextos sociais e pautas políticas de suas respectivas épocas, no que tange às questões de gênero. Argumenta que o fenômeno unissex dos anos 60/70 tinha um papel político ao dialogar com o contexto da revolução sexual e revisão do papel da mulher na sociedade, enquanto a versão atual do fenômeno reflete as discussões atuais sobre movimentos LGBT, visibilidade trans e identidades de gênero.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO C
EDITORIAL ZARA UNGENDERED: UMA ANáLISE ICONOLóGICA
Patrícia Bedin Alves Pereira; Rene Aparecido De Freitas

Resumo: Este artigo trata-se de uma análise iconológica sobre as imagens do editorial da coleção de março de 2016 de roupas ungendered da Zara. Partindo das definições do que pode ser entendido como moda sem gênero, buscou-se com o artigo compreender as razões que levaram a marca a desenvolver estes produtos e o grau de sua colaboração com a interpretação da tendência de moda.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO A
ELABORAçãO DE VESTUáRIO PARA MULHERES IDOSAS QUE RESIDEM EM ILPIS
Maristela Gomes De Camargo; Erica Pereira Das Neves; Luís Carlos Paschoarelli; Leticia Nardoni Marteli

Resumo: Este estudo analisa conceitos que relacionam o design ergonômico na propensão das necessidades de idosas institucionalizadas, no que se refere à integração da peça ao corpo, quanto à realização da tarefa de vestir/despir. Objetiva revisar dados sobre modelagem e ergonomia, verificando as necessidades específicas em relação ao uso de vestuário. Demonstra possibilidades de um vestuário ergonômico projetado para o público idoso feminino.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO A
ELEMENTOS DA CONSTRUçãO PLáSTICA AFRO-BRASILEIRA DA MODA FEMININA
Hélcio José Prado Fabri; Suelen Karini Almeida De Matos

Resumo: A cultura afro-brasileira faz parte da construção da nossa identidade cultural, inclusive com elementos que se manifestam na moda atual. Este trabalho apresenta uma análise, a partir dos elementos e princípios do design da autora Sue Jones, da plástica dos produtos de marcas de moda afro-brasileiras e como eles se tornaram ferramentas de luta de uma geração.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO D
ENSINO DE MODELAGEM: EXPERIêNCIAS E DESAFIOS EM BUSCA DA FORMAçãO DO PENSAMENTO CONSTRUTIVO INDEPENDENTE
Renata Nogueira Crepaldi

Resumo: Este trabalho faz uma breve análise sobre ensino-aprendizagem da modelagem sob a ótica docente no âmbito acadêmico. Através de pesquisas bibliográficas e aplicação de metodologias em sala de aula foi possível investigar a relação dos discentes com os processos, vivenciar a prática didática do ensino de técnicas de modelagem e identificar os desafios e deficiências no processo.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO
ERGODESIGN APLICADO AO PúBLICO SMALL SIZE
Jéssica De Oliveira; Veridianna Cristina Teodoro Ferreira

Resumo: O presente artigo busca solucionar problemas na adequação de roupas às mulheres muito magras, sendo este público nomeado pela autora de Small Size. Com base em estudos ergonômicos e do corpo dessas mulheres, foram criados protótipos para teste, fazendo uso de uma nova tabela de medidas específica para essa fatia de mercado.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
ERGONOMIA NO VESTUáRIO FEMININO PLUS SIZE: OS VALORES SUBJETIVOS DA MODELAGEM
Regina Célia Santos De Almeida; Ana Carolina Beserra Dornas Damasceno; Amanda De Araujo Macedo

Resumo: O artigo propõe desenvolver um vestuário com modelagem ergonômica para o segmento de moda feminina Plus Size, com faixa etária entre 20 a 55 anos. A ergonomia aplicada ao desenvolvimento da modelagem proporciona conforto, qualidade, contendo informação de moda atual, gerando autoestima elevada. O estudo baseia-se teoricamente por autores como Iida (2005) e Sabrá (2009) junto a prática da empresa K&R Plus Size.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
ESTILO DE VIDA COMO INSPIRAçãO PARA UMA MARCA DE MODA
Velrismar Rodrigues Amorim Rezende; Carla Silva Pereira Portela

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo pesquisar a respeito da influência do estilo de vida das pessoas nas criações da moda. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso na empresa Vell Bizz localizada no litoral do Estado do Piauí.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS) - SESSÃO A
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TABELAS DE MEDIDAS INFANTIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MODELAGEM
Marília Matos Gonçalves; Giselle Schmidt Alves Diaz Merino; Elen Makara

Resumo: O objetivo deste artigo é realizar um comparativo entre as medidas disponibilizadas por tabelas de medidas infantis para o desenvolvimento de modelagem do vestuário. Para isto pesquisou-se quatro tabelas de medidas, realizou-se o comparativo com as principais medidas do tamanho 08 anos, e como resulta- do obteve-se diferenças que chegam até oito centímetros entre medidas extremas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO B
ESTUDO INICIAL SOBRE AS INTER-RELAçõES ENTRE A PRáTICA DO DESIGN DE SUPERFíCIE E QUESTõES DE GêNERO: UM LEVANTAMENTO DE PUBLICAçõES
Ronaldo De Oliveira Corrêa; Bruna Carmona Bonifácio; Valeria Faria Dos Santos Tessari

Resumo: Este artigo apresenta uma análise comparativa de publicações sobre estudos de design de superfície inter-relacionados às questões de gênero. Apontamos como resultados a identificação do panorama da literatura e de lacunas sobre o assunto. Provocando também reflexões sobre as origens da profissão e sobre os(as) profissionais que a exercem no país.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
FAST-FASHION NAS REDES DO CAPITALISMO ARTISTA
Christine Greiner; Nathalia Cristina Brunini

Resumo: Esta pesquisa busca compreender as principais características e estratégias do modelo mercadológico de moda conhecido como fast-fashion (em português, 'moda rápida') e seus desdobramentos na era do capitalismo artista, um sistema econômico estético, que se apropriou da arte como uma grife, exclusivamente para aprimorar as técnicas de produção e comercialização.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO
GALICISMOS EM REVISTAS DE MODA ITALIANAS: ESTUDOS LéXICO-SEMâNTICOS
Leonardo Carmo; Vivian Orsi

Resumo: A moda não é só referência para o vestuário, ela também permite que o léxico de uma língua se atualize seguindo a mudança de estilos e tendências. Neste trabalho, pretendemos apresentar nossa coleta e considerações sobre neologismos, em especial, os galicismos, empregados na versão on-line de três revistas italianas, com ênfase nos aspectos léxico-semânticos.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO
GERAçãO AFROTOMBAMENTO BAIANA: A ESTéTICA NEGRA COMO MEIO DIFUSOR DE EMPODERAMENTO
Jo Souza; Nara De Cervino Teixeira Leite

Resumo: A elaboração do presente artigo tem, como objetivo, analisar e compreender a Geração Afrotombamento da Bahia, uma tribo de jovens negros que faz uso da moda e da estética na comunicação da sua militância por igualdade racial. Com base no método antropológico da pesquisa netnográfica, a autora pôde observar a comunicação e traçar o perfil do grupo estudado através das suas redes sociais e de entrevistas, projetando seu futuro.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA)
IMPRESSãO 3D: CONSIDERAçõES SOBRE O FUTURO IMPACTO NA áREA DA MODA
Marizilda Dos Santos Menezes; Ana Cláudia De Abreu

Resumo: A impressora 3D está modificando o modo de fabricação de diversos produtos, inclusive no mercado da moda. Este processo já é uma realidade, nas semanas de moda com apelo de vanguarda ou em artigos comerciais que estão disponíveis a venda. Portanto, a pesquisa busca compreender como esta tecnologia está sendo utilizada e como pode impactar o mercado da moda.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
INDúSTRIA DE MODA GLOBAL E COMéRCIO JUSTO
Maria Cristina Mansur; Antônio Takao Kanamaru

Resumo: O objetivo é analisar os conceitos de indústria de moda global, economia solidária e comércio justo. Os referenciais teóricos serão Paul Singer, Lilyan Berlim e Pierre W. Johnson. A proposta é analisar como a moda e o comércio justo podem atuar para promover a inclusão social, usando como exemplo a marca de moda People Tree.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
INOVAçãO FECHADA X INOVAçãO ABERTA: UMA ANáLISE SOB O PONTO DE VISTA DO DESIGN
Patrícia Helena Campestrini Harger; Galdenoro Botura Junior; Andressa Karen Rossi

Resumo: Atualmente, observa-se o crescente debate a respeito das práticas de Inovação Aberta, melhorando o processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D). As organizações que praticam a Inovação Aberta buscam o fortalecimento de seu posicionamento estratégico, facilitando o compartilhamento de informações, visando melhorar a qualidade final do produto e os processos organizacionais. Neste contexto, o objetivo deste estudo é realizar um comparativo entre inovação fechada e aberta sob o ponto de vista do design, a fim de identificar qual prática é a mais benéfica para as atividades de P&D da organização. A metodologia deste estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica em artigos coletados em bases de dados científicas, teses e livros que abordam a temática proposta. A pesquisa indica que o novo paradigma da Inovação Aberta possibilita que o conhecimento seja produzido a partir de parceiros que trabalham de modo colaborativo, a fim de reduzir custos e aumentar as oportunidades do negócio.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
INSPIRAçãO CANGAçO 2017
Ingrid Moura Wanderley

Resumo: O cangaço é um tema verdadeiramente fascinante e ao mesmo tempo intrigante. Tem a figura de Lampião como maior ícone, misto de herói e bandido. Sua rica história mistura fatos reais e imaginário popular, cativando e seduzindo pesquisadores, historiadores ou simples apaixonados pelo tema. Esse artigo é parte de uma pesquisa de conclusão de curso de especialização em moda e criação, com objetivo especifico de olhar para o cangaço como rica ferramenta de pesquisa e criação.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO B
LAGERFELD E O REGIME DE PRODUçãO ESTéTICO DA MODA
Aguinaldo Conrado Pinto

Resumo: O presente artigo discute a conexão entre o procedimento de montagem cinematográfico em Godard e a citação em coleções de moda por intermédio do designer Karl Lagerfeld.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO A
LINGUAGEM CONSTRUTIVISTA E A IMAGEM FEMININA NA PROPAGANDA DE MODA DA UNIãO SOVIéTICA
Antonio Takao Kanamaru; Tamires Moura Gonçalves Leite

Resumo: O presente artigo estuda três diferentes propostas de publicidade de moda entre 1923 e 1924 e a figura feminina representada em cada um ressaltando as diferenças nas formas de representação do corpo e como isso reflete na ideia de feminilidade proposta nos anúncios.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA)
LINHA E LINHO: O PONTO CRUZ ESTABELECENDO UMA RELAçãO ENTRE AS BORDADEIRAS DE SãO JOãO DOS PATOS - MA
Márcio Soares Lima; Nayara Chaves Ferreira Perpétuo; Lucilene Rodrigues Da Silva; Raquel Gomes Noronha

Resumo: O presente artigo aborda a relação entre artesanato e design na Associação de Mulheres da Agulha Criativa-AMAC, em São João dos Patos - MA, especificamente no Projeto "Marcado Bordado em Cores", no ano de 2011. A pesquisa apresenta o percurso do projeto por uma equipe de designers e consultores do SEBRAE. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, com abordagem descritiva e qualitativa. O trabalho objetivou perceber a atuação do design na comunidade de bordadeiras.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
LOWSUMERISM: A CONSTRUçãO DE UM NOVO PARADIGMA DE CONSUMO
Graziela Morelli; Bruna Osmari

Resumo: O artigo se propõe a analisar como ocorreu a transição do modo de consumo do indivíduo pós-moderno e quais foram os fatores que contribuíram para o surgimento de um novo paradigma de consumo, o lowsumerism. Aborda, ainda, as principais características que pautaram o comportamento de consumo destes indivíduos até hoje, além de apresentar as mudanças que este paradigma está promovendo.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
MERCADO DO LUXO – INDICADORES QUE FAVORECEM O CONSUMO DO LUXO NO BRASIL
Francisco Deyuson Freitas Da Silva; Araguacy Paixão Almeidas Filgueira; Cyntia Tavares Marques De Queiroz

Resumo: Esse trabalho é um estudo do mercado do luxo no mundo e no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, apresentamos um panorama mundial e nacional baseado em dados reais e fundamentado em autores estudiosos do segmento. Os resultados mostram um país de elevado potencial mercadológico para produto de luxo, cujo consumidor não sofre influência da crise econômica. O mercado brasileiro apresenta-se aberto às marcas de luxo.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
MODA E SISTEMA CARCERáRIO: A SOCIALIZAçãO DE EX-DETENTOS ATRAVéS DA MODA
Samantha Pereira Da Silva; Antônio Takao Kanamaru

Resumo: O artigo busca analisar a relação entre o sistema carcerário brasileiro e a moda. Para essa discussão, a pesquisa utilizará referenciais teóricos como Maria Montemezzo, Victor Margolin e Elionaldo Julião. A proposta é analisar através de uma abordagem descritiva os desdobramentos do Design multidisciplinar até a interferência da moda sobre o sistema carcerário, exemplificado através da marca Panosocial.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO C
MODA FUNCIONAL: A TECNOLOGIA A FAVOR DA INCLUSãO
Anna Luiza De Sá Cavalcanti; Carla Feder Wick

Resumo: O presente artigo se propõe a relatar sobre a inclusão no âmbito do design de moda e abordar as tecnologias desenvolvidas para proporcionar funcionalidade e acessibilidade no vestuário, em que se destaca o uso dos wearables (tecnologias vestíveis) para a inclusão de pessoas com deficiência.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO B
MODA INCLUSIVA NO DESENVOLVIMENTO DE CALçADO PARA PESSOA COM DEFICIêNCIA FíSICA
Francienne Hernandes Moreira; Rosangela Monteiro Dos Santos; Ademir Marques Junior; Flávio Cardoso Ventura

Resumo: As pessoas com deficiência física apresentam limitações físicas e dificuldades para ter boa usabilidade de produtos. O objetivo deste estudo foi desenvolver a fôrma dos pés de uma mulher com paraparesia, paciente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Jaú) e confeccionar uma sandália personalizada. Foi realizada uma pesquisa tecnológica no desenvolvimento de uma sandália feminina considerando as características anatômicas, biomecânicas, antropométricas e com design da moda. A opinião da participante foi considerada nas etapas de escolha do modelo e cor da sandália. A participante relatou gostar do produto desenvolvido pelo aspecto estético e funcional.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
MODA NA WEB: A TRANSFORMAçãO DAS MíDIAS SOCIAIS PARA MíDIAS DE CONSUMO DE MODA
Suzanna Rani Cristina Alves De Sousa; Liliane Araujo Pinto

Resumo: Desde o início do século XXI nota-se o crescente número de usuários da internet. Sua constante evolução tem alterado também o consumo de moda. O artigo a seguir apresenta um estudo sobre a influência das mídias no consumo de moda no Brasil e mostra como as mídias sociais transformaram o consumo através da internet.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
MODA PASSADO, PRESENTE E FUTURO: PROJETO DE CURSO DE EXTENSãO NA ITáLIA COM FOCO EM APRENDIZAGEM ATIVA
Taísa Vieira Sena; Vanessa Weiss Roncalio; Camila Ferreira Da Costa Teixeira

Resumo: O artigo contempla o planejamento de um curso de extensão de moda na Itália para estudantes de graduação e pós-graduação com foco em metodologias de aprendiza- gem ativa. Discute-se o conjunto de princípios orientadores utilizados na construção do material didático baseado em pesquisa bibliográfica e na participação em oficinas de formação docente.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO - SESSÃO A
MODA SEM GêNERO: REPRESENTAçãO DE IDENTIDADE E DIVERSIDADE NO VESTUáRIO
Tais Silveira Batista Barreto; Frantieska Huszar Schneid

Resumo: O presente trabalho discute a relação de gênero e identidade com a moda. Serão analisadas as principais mudanças culturais refletidas sobre os costumes e vestuário ao longo dos séculos, bem como os conceitos de gênero e suas ligações sociais. Desta forma, é possível analisar a moda sem gênero através de um panorama sobre o momento de transição e ruptura de padrões.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO C
MODA, CULTURA E COMUNICAçãO: UM DIáLOGO ENTRE COMPORTAMENTO, CORPO E EXPRESSãO
Larissa Molina Alves

Resumo: O estudo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre moda, cultura e comunicação com a dinâmica do vestuário, corpo e comportamento. A partir de um olhar interdisciplinar, ressalta-se como a moda possibilita ao indivíduo a expressão de sua identidade, seu estilo e sua cultura. Numa análise de uma reportagem da revista Elle Brasil problematiza-se ainda, o papel da mídia na representação desse diálogo.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO - SESSÃO A
NOTAS SOBRE ROUPAS E CIDADES
Ney Madeira Gonçalves; Maya Marx Estarque; Aguinaldo Conrado Pinto

Resumo: O presente trabalho pretende discutir as relações entre vestuário e cidades tendo como peça chave "Notebook On Cities and Clothes", documentário de Wim Wenders sobre Yohji Yamamoto.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA)
NOVAS FRONTEIRAS NOS DESFILES DE MODA: RALPH LAUREN E SEUS ESPETáCULOS TECNOLóGICOS EM PROJEçãO MAPEADA
Roberto Tietzmann; Airton Luiz Moraes Junior

Resumo: Os desfiles de moda surgiram como forma de apresentar o trabalho de seus criadores. Com o passar dos anos foram responsáveis pela comunicação mercadológica dos produtos de moda, mas atualmente sua utilidade vem sendo questionada. A marca Ralph Lauren, na busca pela diferenciação, encontrou na tecnologia de projeções mapeadas uma alternativa moderna para incentivar e impressionar o público.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO - SESSÃO A
NOVOS PAPéIS DO DESIGNER DE MODA NO SéCULO XXI
Leonardo A. Gomez Castillo; Cibele Oliveira De Albuquerque

Resumo: Este artigo analisa o papel do designer de moda na contemporaneidade, e sua relação com a produção, o consumo e a sustentabilidade. A cultura material e o consumo são contextualizados com o design, e são demonstradas estratégias de sustentabilidade no ciclo de vida nos produtos de moda. Por fim, são apresentados exemplos de iniciativas atuais no Brasil que evidenciam as novas formas de atuar dos designers de moda.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
O CODESIGN COMO ESTRATéGIA DE INOVAçãO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE VESTUáRIO
Luciana Da Silva Bertoso; Adriano Heemann

Resumo: O presente artigo relata uma investigação sobre o potencial do codesign como estratégia de inovação no desenvolvimento de produtos de vestuário. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso na empresa Camiseteria. Os resultados esclarecem de que modo a empresa é capaz de engajar seus clientes em um processo continuado de cocriação de camisetas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
O CONCEITO DE MEMóRIA NOS PROCESSOS DE TRANSFORMAçãO TêXTIL
Icleia Silveira; Silene Siebel; Neide Schulte; Sandra Regina Rech; Márcio Monticelli Albani

Resumo: O presente estudo se baseia na construção de uma coleção de bandeiras de transformação têxtil a partir dos procedimentos: estrutural, construtivo, colorístico e combinado, tendo como tema a memória e identidade cultural da imigração italiana e como elemento estético de inspiração os lambrequins da arquitetura da cidade de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
O CONSUMO DE MODA DO HOMEM GAY DE RECIFE- PE
Max Jordano Silveira Rossi; Liliane Da Silva Gonzaga; Jéssica Rosa

Resumo: O presente artigo procura compreender como a prática do consumo de moda dos homens gays em Recife-PE ocorre, a partir de uma perspectiva crítica a respeito da relação entre o poder das marcas e a construção de subjetividades (identidades) no interior da sociedade de consumo. Fazendo-se necessário um diálogo direto com esses construtos.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS) - SESSÃO A
O CONTEúDO DE MODA PRODUZIDO NA MíDIA CONVENCIONAL E NA BLOGOSFERA
Cyntia Tavares Marques De Queiroz; Ana Clara Jovino; Eulália Emília Pinho

Resumo: O trabalho apresenta um comparativo entre o modo de produzir conteúdo de moda na blogosfera e na mídia convencional. Para obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam os blogs como um espaço de transmissão informal do conteúdo jornalístico.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO - SESSÃO A
O CURSO TéCNICO INTEGRADO EM VESTUáRIO E A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Lonne Ribeiro Araújo

Resumo: A pesquisa busca construir um quadro representativo sobre a integralização do curso Técnico em Vestuário Integrado ao Ensino Médio do IFPI Campus Piripiri-PI, no processo ensino-aprendizagem ali praticado, por meio da dimensão da interdisciplinaridade. Para tanto, propõe-se revisão bibliográfica e pesquisa de campo, no intuito de colaborar as propostas pedagógicas e as necessidades reais dos alunos, professores e da Instituição.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO - SESSÃO A
O DESIGN DE SUPERFíCIES COMPLEXAS NA MODA
João Fernando Marar; Mariana Araujo Laranjeira Boratto; Marizilda Dos Santos Menezes

Resumo: Com a popularização das tecnologias de prototipagem rápida e manufatura aditiva, surge um cenário substancial para o design de superfícies complexas. Investigando novas abordagens para a criação de têxteis, este artigo propõe abordar como os designers de moda podem utilizar a fabricação digital juntamente com os processos de design digital para desenvolver e aprimorar têxteis de impressão 3D.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO B
O ESTUDO DOS BIOTIPOS ATRAVéS DA MODELAGEM PLANA
Maria Bernardete Oliveira De Carvalho; Franciele Menegucci; Vanessa Mayumi Io

Resumo: O artigo apresenta um estudo que envolve as variáveis: modelagem plana, tabelas de medidas, biótipos corporais e visualização tridimensional. A partir destas variáveis desenvolveu-se procedimentos que permitem o estudo dos variados padrões corporais e podem auxiliar modelistas, docentes e alunos na compreensão sobre as interferências que os biótipos exercem nas tabelas de medida padronizadas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO - SESSÃO A
O FIGURINO COMO COMPLEMENTO DO ACORDE CROMáTICO NA OBRA CINEMATOGRáFICA LA LA LAND
Caroliny Fernanda Frizo; Caio Matheus de Almeida Verdelli; Patricia Helena Campestrini Harger

Resumo: As cores são fundamentais para compor um ambiente ideal nas cenas de um filme, pois um bom arranjo atua em conjunto com outros aspectos da linguagem, assim como a fotografia, figurino e roteiro. Deste modo, o objetivo do trabalho é analisar a paleta de cores do figurino na obra cinematográfica La La Land, e como o mesmo participa da harmonia de cores do acorde cromático do filme.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 7 - FIGURINO - SESSÃO A
O IDOSO NA MíDIA: A MODA PROPULSORA DE ESTILO DE VIDA NO LAR TORRES DE MELO
Regina Célia Santos De Almeida; Lúcia Maria Alencar Marçal Ribeiro; Mônica Gabriel Silva Albuquerque

Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão sobre a mídia local que divulgou o desfile de moda dos idosos do Lar Torres de Melo promovido pelos estudantes de Design em Moda da UFC, no caso os portais do Jornal o Povo e o Diário do Nordeste. Esses eventos buscam promover a inclusão social de idosos, quebrando paradigmas, pois a moda é um fenômeno global dos estilos de vestir, inseridos nesse contexto encontram-se pessoas da terceira idade.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO - SESSÃO A
O IMPACTO DO APRENDIZADO DAS TéCNICAS DE PRODUçãO DO VESTUáRIO NA VIDA DE UM GRUPO DE MULHERES DO MUNICíPIO DE VIçOSA - MG
Rita De Cássia Bhering Ramos Pereira; Charlista Schinaider Saraiva

Resumo: Avaliou-se o impacto da produção do vestuário na vida das participantes do curso de Modelagem, Corte e Montagem de Peças do Vestuário. Foram 12 participantes selecionados e atendidos. Constatou-se que o curso promoveu a motivação das mesmas para aprender cada vez mais a arte de costurar, possibilitando trabalhar no mercado formal ou informal de forma a incrementar a renda familiar.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO
O IMPACTO SOCIAL DA FAMíLIA KARDASHIAN-JENNER ATRAVéS DA IMAGEM, DO MARKETING PESSOAL E DO ESTILO DE VIDA
Cyntia Tavares Marques De Queiroz; Larissa Inácio Saraiva

Resumo: Tendo como objeto de estudo o impacto provocado pela imagem criada pela família Kardashian-Jenner em seguidoras no Instagram, o presente artigo propôs compreender como é possível que estas conexões sejam estabelecidas, chegando-se ao entendimento de que esta influência se dá de forma direta e é absorvida quase integralmente por aquelas que são influenciadas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO - SESSÃO A
O NEGóCIO FEITO À MãO: RE-VALORIZANDO O ARTESANATO LOCAL
Aline Hilsendeger Pereira De Oliveira; Pauliane Duarte

Resumo: O artesanato local é oportunidade de negócio e apreciação da cultura regional de Araranguá, Santa Catarina. Através da economia criativa combina o talento manual com o desenvolvimento econômico de forma sustentável, revalorizando a moda de forma consciente. Torna-se primordial a capacitação desses profissionais para a geração de produtos com valor agregado.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
O PAPEL DO MODELISTA NA CRIAçãO DE PRODUTOS DO VESTUáRIO
Maria Guilhermina Hining Motta; Leilane Rigatto Martins

Resumo: Este artigo analisa a relação do profissional de modelagem, seu potencial de autonomia na definição, desenvolvimento e conclusão de projetos de produtos de moda. Foi realizada uma análise das competências do profissional modelista, suas responsabilidades dentro do processo produtivo junto aos profissionais gestores dos projetos, concedendo aos produtos maior valor de diferenciação tornando-os mais competitivos.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO B
O REAPROVEITAMENTO DO COURO DE PEIXE NA MODA
Lilian Tathiana Pereira Da Costa Cunha; Maria Felicia A. Fernandes Correia Maia; Milena Silva Castro

Resumo: Este artigo visa apresentar o couro de peixe e sua aplicação na moda, tendo como objetivo expor essa matéria prima como diferencial competitivo no mercado de moda. Para esta pesquisa, foi realizado um estudo de caso com uma designer local que desenvolve produtos de moda a partir do couro de peixe, apresentando o processo de preparo da matéria prima e sua aplicabilidade.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
O ROUPãO - DE SOPHIE CALLE: POSSIBILIDADE DE DISCURSOS AFETIVOS DA ROUPA ÍNTIMA
Pedro de Souza Fonseca

Resumo: O artigo busca explorar a relação entre arte, roupa e vida através do trabalho de Sophie Calle "O roupão", presente no livro 'Histórias Reais' (2009). Partindo do olhar da artista sobre um roupão de banho, investiga-se os significados e narrativas afetivas atrelados à peças de roupa íntima, um contraponto à moda vista no viés econômico e do consumo, ativando o vestir e o cotidiano como atos criativos.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO C
O USO DO CAFé COMO RECURSO NATURAL PARA O TINGIMENTO TêXTIL
Melina Quirino De Carvalho; Profa. Dra. Dorivalda Santos Medeiros Neira

Resumo: Na tentativa de minimizar os impactos ambientais causados pelo uso de corantes sintéticos em materiais têxteis, foram realizados experimentos de tingimento natural utilizando o pó de café (coffea) em substratos algodão. Através do uso de diferentes mordentes e recipientes, foram obtidas diferentes tonalidades e as diferentes possibilidades que apenas um corante é capaz de oferecer.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
O USO DO MARKETING DIGITAL NO CAMPO DAS MARCAS DE MODA
Graziela Tonin; Roberta Del-Vechio O. Silva

Resumo: Este artigo tem como objetivo destacar as mudanças no comportamento do consumidor atual pelo uso das tecnologias e redes sociais, e destacar a importância do Marketing digital para as marcas de moda. Para tanto, realizou-se um aprofundamento teórico sobre Marketing digital e seu uso no campo da moda.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
ONTOLOGIA DO DESIGN DE MODA: ÉDIPO E ANTI-ÉDIPO, ENTRE MCQUEEN E FARANI
Maximiliano Zapata; Fábio Parode

Resumo: Este artigo tem como propósito abrir o debate sobre uma ontologia do design de moda, traçando uma ontopolítica entre os designers Luisa Farani e Alexander McQueen. O método proposto é o especulativo e as interpretações nos levam a uma aproximação entre arte e moda na direção de um pensamento sobre Moda-Corpo, Moda-dispositivo.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO A
OTIMIZAçãO DO PROCESSO DE INFORMAçãO E COMUNICAçãO EM EMPRESAS DE PRIVATE LABEL DO SEGMENTO DE JEANSWEAR
Mariana De Vito Lippel; Maria Antônia Romão Da Silva

Resumo: O artigo aborda a fase de Planejamento e coleta de dados de um estudo que visa otimizar o processo de comunicação entre os setores envolvidos no processo industrial de concepção do vestuário de uma empresa de Private Label empregando o método PDCA de melhoria, visando a gestão de qualidade e produtividade sob a ótica da Gestão do Design com foco no aprimoramento da ficha técnica.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO A
PARANGOLéS FRANCESES: PRODUçãO DE IMAGENS E REPRESENTAçãO DE IDENTIDADES DE MODA
Cristiana Katagiri

Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de representação e produção de imagens de moda contemporânea, sobre a subversão de estereótipos através do design e sobre as relações de poder que perpassam tais processos. Ainda, pretende-se discutir o espaço reservado para a moda que não é produzida em contextos euro-americanos.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO B
PATRIMôNIO EDIFICADO DE BRAGANçA-PA E SUA VALORIZAçãO COMO INSPIRAçãO PARA MODA
Hayla Costa Quirino Guedes

Resumo: Este trabalho tem como objetivo contar um pouco da história de Bragança-Pará, ao relatar as contribuições para a formação do espaço urbano da cidade, evidenciar as características dos casarões como parte fundamental dos vários períodos históricos vividos pelo munícipio, mostrar sua importância como patrimônio histórico e a relevância da preservação para a população, assim como seu potencial como inspiração para a moda.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO B
PENSAMENTOS JUNGUIANOS ALIADOS AO PLANEJAMENTO ESTRATéGICO PARA NOVAS TENDêNCIAS
Mônica Luiza Zanotto; Dávila Kess Pimentel Da Silva

Resumo: Esse estudo mostra a importância de desenvolver uma análise psicológica para interpretar novas tendências de consumo através dos conceitos junguianos, desde o estudo do processo de individuação aos arquétipos. Com a aplicação destes conceitos na criação de novas tendências, é possível estimular a busca de mais singularidades com pluralidade para quem pensa e aplica as tendências.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO D
PESQUISA EXPERIMENTAL DE APLICAçãO DE CORTE A LASER EM SUPERFíCIES TêXTEIS: UM RELATO SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA DO PROJETO “FABRICAçãO DIGITAL + MODA”
Victoria Fernandez Bastos; Suellen Silva De Albuquerque; Lucyana Xavier De Azevedo

Resumo: Este artigo relata a experiência do projeto de pesquisa 'Fabricação Digital + Moda' na investigação científica, de tipo experimental, das ferramentas de Fabricação Digital aplicadas a superfícies têxteis, dentro do campo do Design de Moda. Apresenta, também, os procedimentos experimentais, os resultados obtidos e as análises feitas a partir de testes e aplicações de variáveis.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO B
POIRET E IRIBE: REFLEXõES ENTRE MODA E HISTóRIA
Camila Carmona Dias

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar uma das ilustrações construídas por Paul Iribe no álbum intitulado "Les robes de Paul Poiret" de 1908. Para atingir seu objetivo, o artigo traz, inicialmente, a metodologia utilizada na pesquisa, que é baseada na análise semiótica americana de Charles Sanders Peirce. Logo em seguida, apresenta o resultado da análise da ilustração.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO A
PROJETO DE PESQUISA FABRICAçãO DIGITAL + MODA: UMA REFLEXãO SOBRE ESTA RELAçãO
Suellen Silva De Albuquerque; Pablo Felipe Nogueira; Lucyana Xavier De Azevedo

Resumo: Este artigo apresenta os resultados obtidos no projeto de pesquisa intitulado 'Fabricação Digital + Moda'. Teve como abordagem central o entendimento do papel do Design no processo da fabricação digital, o espaço da moda nesse contexto de novas ferramentas de fabricação e como essa nova realidade pode ser encarada em um futuro próximo.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO - SESSÃO A
QUALIDADE NA TECNOLOGIA DO VESTUáRIO: ANáLISE DE PEQUENAS E MéDIAS EMPRESAS NO ESTADO DO PIAUí
Carla Silva Pereira Portela

Resumo: O presente trabalho teve por objetivo verificar a importância da aplicação dos princípios da qualidade na tecnologia do vestuário, a fim de compreender como funciona a gestão da qualidade na tecnologia do vestuário de moda no Estado do Piauí através de uma pesquisa exploratória envolvendo estudo de casos múltiplos entre pequenas e médias empresas de confecção do vestuário de moda.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO A
QUALIDADE VISUAL PERCEBIDA DE VITRINAS DE MODA
Lourival Lopes Costa Filho; José Adilson da Silva Júnior

Resumo: O presente artigo abordou um grupo de consumidores de Pernambuco, com o objetivo de prover informações empíricas sobre a qualidade visual percebida em cenas de vitrinas. A Teoria das Facetas foi utilizada no desenho da investigação. Adotou-se o Sistema de Classificações Múltiplas para coleta dos dados e o procedimento SSA (Similarity Structure Analysis) para interpretá-los. Os resultados evidenciam que o nível médio de contraste e de complexidade nas cenas avaliadas são os mais agradáveis.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
REBEL GIRL: KATHLEEN HANNA E O MOVIMENTO RIOT GRRRL
Isadora Maríllia de Moreira Almeida

Resumo: O presente artigo tem como objetivo dissertar sobre o movimento feminista da década de 1990, a partir da arte e vestuário de Kathleen Hanna, figura importante no feminismo norte-americano. Analisa-se a relação entre roupas, comportamento e arte através do que se tem escrito e produzido sobre as Riot Grrrls e Kathleen Hanna.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO D
REDESIGN DE UM VESTIDO DE NOIVA: O DESIGN DE MODA E AS NOVAS PRáTICAS DE CONSUMO NA ATUALIDADE
Luciana Masson Gasparotti

Resumo: O presente trabalho visa as novas práticas de consumo, com foco nos motivos que levam a customização de peças do vestuário. O trabalho tem por objetivo realizar o redesign de um vestido de noiva, tendo como referencial os conceitos teóricos do design emocional e da investigação das memórias e cotidiano da usuária, gerando assim embasamento ao designer para a renovação do traje.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO B
RELAçãO ENTRE DESIGN DE MODA E SUSTENTABILIDADE, OS MOTIVOS DA APROXIMAçãO E A NECESSIDADE DE MUDANçA NOS PARADIGMAS
Lórien Crishna Zacarias; Giovanna Sitta; Seila Cibele Sitta Preto; Deborah Regiane Fabio

Resumo: Este artigo objetiva pesquisar e apresentar conceitos de design de moda e sustentabilidade e mensurar o impacto da mesma nas dimensões social, ambiental e econômica durante o processo projetual de design de moda, com abordagem qualiquantitativa por meio de uma tabela proposta, apresentando indicadores visuais como resultado desta pesquisa e discussão.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
REPENSANDO A PRáTICA PEDAGóGICA NO DESIGN DE MODA
Marcelo Dos Santos Forcato; Luciane Do Prado Carneiro; Marcos José Alves De Lima; Paula Da Cruz Landim

Resumo: Este estudo tem objetiva apresentar algumas reflexões e práticas pedagógicas aplicadas na disciplina de Pesquisa de Moda e Laboratório de Criação, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da (omitido para revisão cega), Campus de Cianorte, com vistas a aperfeiçoar o desempenho das práticas docentes e as formulações conceituais acadêmicas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO
RESíDUOS DE ALIMENTOS: UMA VIA PARA PRODUçãO DE TêXTEIS SUSTENTáVEIS
Mariana Dias De Almeida; Mariane Torrezan Marchesi; Bruna Ramires; Mônica Moura

Resumo: No cenário contemporâneo, a sustentabilidade é um tema incontornável nos projetos de moda. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de levantar os principais materiais têxteis de origem alimentícia, que após o descarte podem ser reutilizados, visando o aumento no ciclo de vida, a diminuição dos resíduos e desenvolvimento econômico e social de comunidades instáveis.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
SAIA DO ARMáRIO, HOMEM! ESTUDO SOBRE O USO DE SAIA MASCULINA
Ana Gabriela Sotero Machado; Mônica Moura

Resumo: Esse artigo apresenta um estudo sobre o uso de saia pelos homens na contemporaneidade. Desse modo, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica da relação gênero e moda e uma pesquisa de campo com um questionário ao público-alvo. Nota-se que há uma mudança social em curso, não apenas no quesito vestuário, e que existe uma oportunidade para o campo do design de moda.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO B
SENSORIAL MERCHANDISING: UMA ATMOSFERA DE VAREJO MEMORáVEL COM A COLOR SENSE
Iris Brenda M. S. e Silva Almeida; Rafael Lucian

Resumo: Este artigo apresenta a cartela de cor com aroma de fruta/fruto, Color Sense, como um dos 3 elementos do Sensorial Merchandising por meio de uma experiência de compra inclusiva e memorável no varejo de moda para a PcDV através do olfato. A metodologia adotada foi um experimento e contou com questionários respondidos em laboratório.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS - SESSÃO A
SHIPIBO: RELATO DE EXPERIêNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UMA COLEçãO COM USO DE FABRICAçãO DIGITAL ASSOCIADA ÀS TIPOLOGIAS ARTESANAIS
Victoria Fernandez Bastos; Gabriela Maroja Jales De Sales; Elyenai Gileno Onias Fernandes; Bruna Alves Nunes Santos; Meguy Magalhães Ávila de Araújo

Resumo: Este artigo tem por objetivo fazer o relato da experiência da criação da coleção "Shipibo Artesania Digital", inspirada em uma tribo peruana, submetida ao Concurso dos Novos no Dragão Fashion Brasil 2017. Para o desenvolvimento da coleção foram utilizados processos considerados por vezes tão dicotômicos como as tecnologias de fabricação digital e as tipologias artesanais, que desafiou a equipe participante.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO B
SLOW FASHION: POSSíVEIS CAMINHOS PARA A INDúSTRIA DA MODA CONTEMPORâNEA
Sandra Maia Rodrigues Pereira; Jairo Drummond Câmara; Elisa Sayuri Freitas Irokawa

Resumo: O atual cenário da moda revela uma estrutura insustentável e em colapso; o apelo ao consumo frenético através da lógica do Fast Fashion fez com que a sua cadeia produtiva alcançasse um patamar desumano e completamente fragmentado. Em resposta a este panorama, o movimento Slow Fashion propõe a desaceleração da produção e do consumo além de defender atitudes mais éticas e a conscientização do consumidor.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
SPACE AGE: CORRELAçãO DA VISãO DE FUTURO DA DéCADA DE 1960 COM À MODA DO SéCULO XXI
Kamilla Do Espirito Santo Carneiro; Tascyla Mara Corrêa; Lili M Teixiera; Rodrigo Bessa; Eduardo Henrique Silva

Resumo: A corrida espacial e o desenvolvimento tecnológico da década de 1960 ocasionou em parte da população uma projeção de futuro de como estaria o mundo no terceiro milênio. Na moda a Space Age influenciou estilistas na criação de peças com conceitos de uma mulher intergaláctica, e com isso, correlaciona-se o desenvolvimento da moda na década de 1960 com as conjunturas da moda do século XXI.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO B
STYLING DE MODA: DANIEL UEDA EM "OPERAçãO TóQUIO"
Bruno Sousa Furtado; Antônio Takao Kanamaru

Resumo: O objetivo é compreender, por meio do styling de moda do Daniel Ueda, a interface entre o sujeito e a sociedade, realizada no editorial de moda "Operação Tóquio", da revista FFWMag. O carater metodológico é qualitativo e o procedimento técnico é de estudo de caso, fazendo a análise social acerca da criação da imagem de moda pelo stylist.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 4 - COMUNICAÇÃO
SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS ACADêMICOS DE MODA
Gilda Eluiza De Ross; Ana Mery Sehbe De Carli; Clara Postal Pasqualini

Resumo: O artigo relata conceito, objetivos e referencial teórico do "Projeto Gestão do Design", disciplina do quinto semestre do curso de Tecnologia em Design de Moda, da Universidade de Caxias do Sul - UCS. O briefing de coleção estabelece brasilidade e sustentabilidade como critérios para a minicoleção. A gestão do desenvolvimento de coleção e execução de protótipos acontece em paralelo. O resultado é um portfólio virtual com as etapas da gestão e uma das peças confeccionada, respeitando os critérios dados.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
SUSTENTABILIDADE POR MEIO DE ECONOMIAS DISTRIBUíDAS: RELATO DE UM PROJETO DE APRENDIZAGEM
Aguinaldo Dos Santos; Iana Uliana Perez

Resumo: O presente artigo relata o desenvolvimento e os resultados de um projeto de aprendizagem que envolveu conceitos e práticas do design para a sustentabilidade, do open design e da fabricação digital. Tendo como referência a iniciativa The Post-Couture Collective, os alunos desenvolveram, a partir de princípios e estratégias do design para a sustentabilidade, produtos open design cortados a laser.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
TECELAGEM ARTESANAL QUILOMBOLA NO BRASIL: ESTUDO INICIAL SOBRE A PRODUçãO KALUNGA
Rita Morais de Andrade; Alliny Maia Siqueira de Carvalho

Resumo: O trabalho apresenta a pesquisa inicial sobre o artesanato têxtil de tradição quilombola, da comunidade Kalunga, que habita o nordeste de Goiás desde o século XVIII. A metodologia inclui: revisão da literatura especializada em produção têxtil; coleta de dados da produção atual e a busca por exemplares em coleções de museus. Percebemos que impactos gerados pelo mercado turístico, evidenciam a necessidade de construção de uma relação mais equilibrada entre turistas e a comunidade.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO D
TECNOLOGIA VESTíVEL DIGITAL APLICADA AO ESPORTE PROFISSIONAL: UMA NOVA VERTENTE NA HIBRIDIZAçãO ENTRE MODA E TECNOLOGIA
Lucia Nobuyasu Guimaraes; Marcos Américo

Resumo: O artigo apresenta uma breve conceituação de tecnologia vestível e afunila o objeto de análise em tecnologias vestíveis voltadas para o esporte profissional, ressaltando a importância deste nicho na economia, saúde dos esportistas profissionais, as novidades e desafios que surgem desta hibridização tecnológica.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 1 - DESIGN - SESSÃO A
TêXTEIS E INOVAçãO: UM PROJETO DE MATERIOTECA AMAZôNICA UNIVERSITáRIA
Yorrana Maia De Souza; Fernando Augusto Hage Soares

Resumo: Este artigo apresenta as ações de um projeto de pesquisa e extensão que visa articular o conhecimento tradicional do artesanato paraense com o campo acadêmico da moda através da criação de uma Materioteca com matérias-primas e técnicas artesanais da região amazônica disponível para consulta pública, dentro do âmbito do curso de Bacharelado em Moda da Universidade da Amazônia.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 2 - ENSINO E EDUCAÇÃO - SESSÃO A
TIME AS A DESIGN SPACE: DESIGNING SURPRISE IN CLOTHING EXPERIENCE AND MAINTENANCE
Julia Valle Noronha

Resumo: This study focuses on an experimental clothing design project that proposes time as a fruitful design space. It draws from studies in design that suggest longevity through design iterations in time. In this study, proposed pre-programmed alterations promote permanent or temporary changes in clothes. The final outcomes invite creative interaction and increase awareness of the powerful materiality of clothes.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO B
TRAJE DE CENA: A POESIA VISUAL DA LOUCURA COMO PERSPECTIVA CRIATIVA CêNICA
Surama Sulamita Rodrigues de Lemos

Resumo: Se trata de uma investigação-ação do processo criativo que é desenvolvido junto aos figurinos da instauração cênica "Portal" a partir da prática do upcycling, de autoria da coligação Cruor Arte Contemporânea, somado ao Hospital Psiquiátrico João Machado trazendo a estética da loucura. Mergulhado em referências femininas através da estética de Frida Kahlo e das personagens das narrativas de Pedro Almodóvar.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 7 - FIGURINO - SESSÃO A
TRILHANDO CAMINHOS COM RETALHOS: TRANSFORMANDO RESíDUOS TêXTEIS EM PRODUTOS RENTáVEIS
Edna Maria Dos Santos Silva; Teresa Cristina Avelino De Macêdo; Rosa Maria Silva Ribeiro; Raíza Machado Pinto

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivido no decorrer da execução do projeto Trilhando caminhos com retalhos, desenvolvido no Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Zona Sul. O mesmo teve por objetivo levar as mulheres da Rede de Mulheres Produtoras do Piauí a transformarem resíduos têxteis, em produto rentável, ecologicamente consciente e economicamente atrativo ao consumidor, que está cada dia mais exigente.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
UMA ABORDAGEM AO CONFORTO NOS PRODUTOS VESTíVEIS IMPRESSOS EM 3D
Marizilda Dos Santos Menezes; Ana Cristina Luz Broega; Dailene Nogueira

Resumo: A prototipagem rápida (3D) tem se apresentado como uma promissora técnica de produção. Diante do fato, diversas questões surgem com relação a mudança nos processos de produção, nomeadamente a percepção do conforto nos produtos obtidos por esta tecnologia. O presente artigo faz uma revisão acerca do conforto, das técnicas de impressão 3D e apresenta uma breve reflexão entre o conforto e os produtos vestíveis.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO B
UMA PROPOSTA DE ROUPAS ÍNTIMAS PARA MULHERES MASTECTOMIZADAS
Patrícia De Mello Souza; Lara Beatriz Joia

Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cuja proposta foi desenvolver roupas íntimas voltadas a mulheres que passaram por mastectomia, a cirurgia de remoção das mamas. A coleta de dados, baseada em fontes bibliográficas e em entrevistas com o público e com profissionais da área possibilitou o conhecimento das necessidades físicas do usuário para o desenvolvimento dos produtos.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO A
UMA RELAçãO ENTRE TêXTEIS TRIDIMENSIONAIS E DESIGN DE JOALHERIA
Lila Maciel Pires; Ana Maria Rocha; Maiara De Oliveira Santos

Resumo: O desenvolvimento de joias está inserido atualmente no campo do design e esse novo posicionamento faz com que seja possível englobar no seu desenvolvimento muito mais que criatividade artística, pode ser associado, por exemplo, a novos materiais e tecnologias. Os têxteis 3D, devidos as suas características físicas e de produção possuem alto potencial para serem inseridos no desenvolvimento de joias.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 6 - PROCESSOS PRODUTIVOS - SESSÃO A
UNIFORMES DOMéSTICOS: USO E ESTRATIFICAçãO SOCIAL
Mariana Franze Ribeiro Alves

Resumo: Há muitos anos o uso dos uniformes tem feito parte da vida de trabalhadores como operários, aeromoças, militares, funcionários de diversas empresas, empregados domésticos, e, talvez o mais conhecido: o uniforme escolar.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO A
VESTIDAS PARA LUTAR! RELAçõES ENTRE VESTUáRIO E FEMINISMO NO BRASIL DOS ANOS 1970/80
Laise Lutz C. Castro

Resumo: O presente artigo busca compreender as relações entre o vestuário e os movimentos feministas dos anos 1970-1980 ocorridos no Brasil. Para auxiliar a pesquisa, recorre-se à análise de dois jornais da imprensa alternativa feminista do período: Nós Mulheres (1976-78) e Mulherio (1981-1988).

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 3 - CULTURA (HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA) - SESSÃO C
VESTIMENTA, TRAJE DE CENA E CORPO: POSSíVEIS DESVIOS NAS FORMAS GENERIFICADAS BINáRIAS EM GêNERO
Jurandir Eduardo Pereira Junior

Resumo: A referida comunicação pretende abordar alguns pontos que denomino de "desvios" no que tange as relações estreitas entre vestimenta, traje de cena, corpo e gênero. O texto nos apresenta possíveis lugares de encontros e tensões que tal construção reflexiva pode desenvolver, evidenciando-se os primeiros passos investigativos da minha pesquisa em nível de doutorado. Nesse sentido, alinha pensamentos pós-modernos em gênero com uma efetiva abordagem na roupa que pode reverberar na produção e pensamento do figurino teatral ou no traje de cena contemporâneo.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 7 - FIGURINO - SESSÃO A
VESTUáRIO: CONSUMO SUSTENTáVEL E CONSCIêNCIA AMBIENTAL
Julia Ramos Vieira Batista; Thaís Mendes Da Silva; Ivis De Aguiar Souza; Daniela Caetana Alves; Tereza Angélica Bartolomeu

Resumo: O Artigo refere-se à investigação realizada quanto ao consumo sustentável de vestuário e a consciência ambiental na cidade de Viçosa-MG. Assim foi realizada uma pesquisa exploratória com coleta de dados via Survey. O presente artigo aborda as questões relaciona- das ao consumo sustentável dos acadêmicos da Universidade Federal de Viçosa em diferentes níveis da vida universitária.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 8 - SUSTENTABILIDADE - SESSÃO A
VISUAL MERCHANDISING COMO ESTRATéGIA E DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA MARCAS DE MODA
Priscila Medeiros Camelo; Luciana França Jorge; Kalina Ligia Braga Dos Santos; Andressa Mourão Ley; Maria Fabiola Fonsêca Mourão Teixeira

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do visual merchandising para atração e captação de clientes no ponto de venda. Diante de um mercado globalizado e competitivo, faz-se necessário atrair o olhar do consumidor, facilitar seu processo de compra e apresentar, de maneira adequada, os produtos, facilitando sua visibilidade e aumentando o volume das vendas.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS) - SESSÃO A
VITRINAS: APRECIAçãO E REAçãO
Lourival Lopes Costa Filho; José Adilson da Silva Júnior

Resumo: O presente artigo provê informações empíricas sobre os julgamentos emocionais/ afetivos que determinado grupo de consumidores de Pernambuco tem para algumas vitrinas de produtos de moda. A Teoria das Facetas configura-se como o procedimento de pesquisa utilizado no desenho da investigação empírica e o Sistema de Classificações Múltiplas para a coleta dos dados. Os resultados reforçam que o nível médio de contraste e de complexidade, nas vitrinas avaliadas, são responsáveis por atrair e provocar sentimentos agradáveis no consumidor.

COMUNICAÇÃO ORAL EIXO 5 - MARKETING (CONSUMO, MARCA, NEGÓCIOS) - SESSÃO A
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